Juvenis - Currículo
do Ano 2: Louvor e Adoração
Lição 01: Música!
Que som é esse?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A
Imagem do Deus invisível.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Que
hino é este?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Que hino é este?
Objetivo: Refletir
sobre a música como forma de expressão.
Material:
Não
é necessário
Procedimento:
-
Estudamos sobre a origem da música e de instrumentos na Bíblia. Vimos que a
música também é uma forma de expressão de louvar e adorar a Deus.
-
Falem: Vou iniciar um hino e vocês terminam.
Apresentem
o hino através de gestos. Os alunos, quando descobrirem qual é o hino, podem
cantar pelo menos uma estrofe dele.
-
Em seguida, os alunos também podem iniciar um hino e o restante da sala
continuar.
-
Para concluir, que tal fazer uma paródia sobre o tema da aula com a música de
um hino já conhecido?
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário