Discipulando
– 4º. Ciclo: Portando uma nova identidade
Lição 12: A bondade de Deus e os falsos
profetas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante
que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma
mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A
bondade de Deus e os falsos profetas.
-
Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Verdadeiro ou Falso?”
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula
Dinâmica:
Verdadeiro ou Falso?
Objetivo: Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de
suas características.
Material: CD, DVD, relógio, bolsa, celular, roupa, perfume,
etc.
Procedimento:
- Escolham um dentre os objetos citados para fazer
a demonstração, observando que do mesmo objeto deve haver um
verdadeiro(original, legítimo) e outro falso(pirateado).
- Apresentem os objetos para a classe e pergunte se
já diferença entre eles. Pode haver respostas positivas e negativas, como
também alguém pode levantar dúvidas sobre a veracidade dos objetos; aproveite a
oportunidade e questione o porquê das respostas.
Há também, outra possibilidade de utilização desses
objetos:
Vocês podem fazer a propaganda dos objetos falsos e
verdadeiros, sem identificá-los como tal, mas observem a reação da turma diante
das características dos objetos.
- Em seguida, façam a pergunta:
O que é necessário para que conheçamos que um
objeto é verdadeiro ou falso?
Os alunos deverão emitir suas opiniões.
- Para concluir, enfatizem que é necessário
conhecer as características do objeto. Agora, introduzindo o tema sobre falsos
mestres, trabalhem com os alunos características dos verdadeiros e falsos
mestres.
- Leiam com os alunos:
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até
vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos
os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos
abrolhos? Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos
bons”(Mateus 7. 15 a 17).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário