Adolescentes – Currículo do Ano 1: A Bíblia, um
livro atual
Lição 12: A Bíblia ensina a respeitar as
autoridades
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes
dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Bíblia ensina a
respeitar as autoridades.
- Depois, utilizem a dinâmica “Autoridade é...”
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A autoridade é...
Objetivo: Introduzir
o estudo sobre o que é autoridade e o respeito a ela.
Material:
04
pedaços de papel ofício(cada pedaço com uma pergunta – ver no procedimento)
01
garrafa
Procedimento:
-
Organizar os alunos em círculo.
-
Entregar 04 papéis para 04 alunos, isto é, um papel para cada um dos 4 alunos,
contendo 01 das perguntas abaixo:
Quais
são as autoridades na escola?
Quais
são as autoridades na igreja?
Quais
são as autoridades na sociedade?
-
Entregar 01 garrafa para um dos 4 alunos que estão com as perguntas.
Oriente
para que leia a pergunta e gire a garrafa, quando ela parar o gargalo vai
apontar para alguém do círculo que deverá responder a pergunta feita pelo
colega.
-
Em seguida, os outros 03 alunos vão realizar a mesma ação.
As
respostas devem ser escritas no quadro ou cartolina, vejam estes exemplos:
Quais
são as autoridades em casa: os pais, os avós, os tios
Quais
são as autoridades na escola: os professores, os diretores
Quais
são as autoridades na igreja: os pastores, professores de EBD
Quais
são as autoridades na sociedade: os governantes.
-
Quando todas as perguntas forem respondidas, falem estas são as autoridades que
vocês têm em diversas locais.
-
Perguntem:
O
que vocês mudariam nas atitudes destas autoridades e por quê?
Aguardem
as respostas. Depois reflitam sobre elas.
-
Depois, falem que as autoridades seguem orientações, regras e leis que podem
trazer desconforto em algum momento, que as vezes fica difícil respeitá-las. É
sobre este assunto que vamos estudar na lição de hoje.
-
Falem: Então, vamos começar o estudo da lição.
Ideia
original desconhecida do uso da garrafa em dinâmicas.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário