RSS

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Adolescentes – Currículo do Ano 1: A Bíblia, um livro atual
Lição 12: A Bíblia ensina a respeitar as autoridades

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A Bíblia ensina a respeitar as autoridades.
- Depois, utilizem a dinâmica “Autoridade é...”
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.  Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: A autoridade é...
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o que é autoridade e o respeito a ela.
Material:
04 pedaços de papel ofício(cada pedaço com uma pergunta – ver no procedimento)
01 garrafa
Procedimento:
- Organizar os alunos em círculo.
- Entregar 04 papéis para 04 alunos, isto é, um papel para cada um dos 4 alunos, contendo 01 das perguntas abaixo:
Quais são as autoridades em casa?
Quais são as autoridades na escola?
Quais são as autoridades na igreja?
Quais são as autoridades na sociedade?
- Entregar 01 garrafa para um dos 4 alunos que estão com as perguntas.
Oriente para que leia a pergunta e gire a garrafa, quando ela parar o gargalo vai apontar para alguém do círculo que deverá responder a pergunta feita pelo colega.
- Em seguida, os outros 03 alunos vão realizar a mesma ação.
As respostas devem ser escritas no quadro ou cartolina, vejam estes exemplos:
Quais são as autoridades em casa: os pais, os avós, os tios
Quais são as autoridades na escola: os professores, os diretores
Quais são as autoridades na igreja: os pastores, professores de EBD
Quais são as autoridades na sociedade: os governantes.
- Quando todas as perguntas forem respondidas, falem estas são as autoridades que vocês têm em diversas locais.
- Perguntem:
O que vocês mudariam nas atitudes destas autoridades e por quê?
Aguardem as respostas. Depois reflitam sobre elas.
- Depois, falem que as autoridades seguem orientações, regras e leis que podem trazer desconforto em algum momento, que as vezes fica difícil respeitá-las. É sobre este assunto que vamos estudar na lição de hoje.
- Falem: Então, vamos começar o estudo da lição.
Ideia original desconhecida do uso da garrafa em dinâmicas.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

0 comentários: