Jovens: Justiça e Graça – Um estudo da doutrina da
Salvação na carta aos Romanos
Lição 01: Conhecendo a Carta aos Romanos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Antes
da aula:
-
Façam uma cópia da carta de Paulo aos Romanos, escrevam a data 60 e o local de
onde foi escrita e coloquem dentro do envelope.
Escrevam
o nome Paulo no remetente.
O
destinatário: Aos crentes da igreja em Roma.
Durante
a aula:
-
Apresentem o título da lição: Conhecendo a Carta aos Romanos.
-
Fixem o envelope no quadro ou em outro local visível para os alunos.
-
Solicitem que os alunos abram a Bíblia na carta de Paulo aos Romanos e façam um
pequeno “tour” pela carta.
Leiam
as epígrafes de cada bloco de versículos. Enfatizem o tema “Justiça e Graça”
contida nesta carta.
Falem
sobre a quantidade de capítulos que são 16 e conclamem os alunos para que leiam
esta carta durante esta semana que se inicia.
-
Depois, apresentem um mapa e mostrem a localização da cidade de Roma.
-
Apresentem as características da cidade.
-
Falem como o evangelho chegou a Roma.
-
Para concluir, pequem e abram o envelope, apresentem as informações contidas na
carta, como remetente, destinatário, data, local da escrita e conteúdo.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Uma
mensagem para você”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Uma mensagem para você
Objetivo:
Contextualizar o tema da aula para a vida dos alunos.
Material:
01
pedaço pequeno de papel para cada aluno
¼
da folha de papel ofício para cada aluno.
01
caneta
Procedimento:
-
Entreguem para cada aluno e pequeno pedaço de papel e solicitem que escreva o
nome dele.
-
Recolham os papéis, dobrem e distribuam para os alunos(um para cada aluno).
-
Orientem que eles devem abrir o papel e ler; caso tenha recebido seu próprio nome
deve trocar por outro com nome de um colega.
-
Entreguem para cada aluno ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que escrevam uma mensagem para a pessoa que ele tem no papel.
-
Em seguida, falem: Começamos a estudar neste trimestre a mensagem da carta de
Paulo para os cristãos na cidade de Roma. Vocês escrevam uma mensagem para os
colegas da classe. Que tal agora, entregar a mensagem?
-
Depois, os alunos se desejarem podem socializar a mensagem que recebeu,
revelando o nome de quem escreveu.
Por
Sulamita Macedo.
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