RSS

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Jovens: Justiça e Graça – Um estudo da doutrina da Salvação na carta aos Romanos
Lição 01: Conhecendo a Carta aos Romanos

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Antes da aula:
- Façam uma cópia da carta de Paulo aos Romanos, escrevam a data 60 e o local de onde foi escrita e coloquem dentro do envelope.
Escrevam o nome Paulo no remetente.
O destinatário: Aos crentes da igreja em Roma.
Durante a aula:
- Apresentem o título da lição: Conhecendo a Carta aos Romanos.
- Fixem o envelope no quadro ou em outro local visível para os alunos.
- Solicitem que os alunos abram a Bíblia na carta de Paulo aos Romanos e façam um pequeno “tour” pela carta.
Leiam as epígrafes de cada bloco de versículos. Enfatizem o tema “Justiça e Graça” contida nesta carta.
Falem sobre a quantidade de capítulos que são 16 e conclamem os alunos para que leiam esta carta durante esta semana que se inicia.
- Depois, apresentem um mapa e mostrem a localização da cidade de Roma.
- Apresentem as características da cidade.
- Falem como o evangelho chegou a Roma.
- Para concluir, pequem e abram o envelope, apresentem as informações contidas na carta, como remetente, destinatário, data, local da escrita e conteúdo.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Uma mensagem para você”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Uma mensagem para você
Objetivo: Contextualizar o tema da aula para a vida dos alunos.
Material:
01 pedaço pequeno de papel para cada aluno
¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
01 caneta
Procedimento:
- Entreguem para cada aluno e pequeno pedaço de papel e solicitem que escreva o nome dele.
- Recolham os papéis, dobrem e distribuam para os alunos(um para cada aluno).
- Orientem que eles devem abrir o papel e ler; caso tenha recebido seu próprio nome deve trocar por outro com nome de um colega.
- Entreguem para cada aluno ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que escrevam uma mensagem para a pessoa que ele tem no papel.
- Em seguida, falem: Começamos a estudar neste trimestre a mensagem da carta de Paulo para os cristãos na cidade de Roma. Vocês escrevam uma mensagem para os colegas da classe. Que tal agora, entregar a mensagem?
- Depois, os alunos se desejarem podem socializar a mensagem que recebeu, revelando o nome de quem escreveu.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: