Juvenis -
Currículo do Ano 1: Bons Conselhos
Lição 11: As palavras de Agur
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: As
palavras de Agur.
-
Introduzam o estudo da lição, com
dinâmica “Pequeninas coisas”.
-
Agora, escrevam no quadro ou cartolina estas perguntas:
Quem era Agur?
Quais foram as palavras de Agur?
Para quem ele falou estas palavras?
- Quem era Agur? Ele era filho de Jaque e escriba.
- Falem que as palavras de Agur se encontram
registradas em Provérbios 30 e que a lição de hoje é sobre elas.
- Para quem Agur falou estas palavras?
Leiam Pv 30.0. Depois escrevam os nomes dos alunos
de Agur: Itiel e Ucal.
- Quais foram as palavras de Agur?
Façam um resumo do que expressa as palavras(vejam
na lição).
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pequeninas coisas
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a sabedoria advinda de pequenas coisas.
Material:
Figuras
de formigas, coelhos, gafanhotos e aranha.
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Coloquem as figuras de formigas, coelhos, gafanhotos e aranha no centro do
círculo.
-
Agora, dividam a turma em 04 grupos.
-
Entreguem para o:
Grupo
01, a figura de formigas
Grupo
02, a figura de coelhos
Grupo
03, a figura de gafanhotos
Grupo
04, a figura de aranha
-
Falem:
Vocês
vão pensar qual o comportamento do ser vivo da figura que o grupo recebeu e
quais ensinamentos estes pequeno ser pode nos trazer?
Deixem
que os alunos pensem e falem.
Se
algum grupo tiver dificuldade, apresentem algumas informações para ajudá-los.
-
Depois, eles devem apresentar para os colegas a resposta de cada grupo.
“Estas quatro coisas são das menores da terra,
porém bem providas de sabedoria:
As
formigas não são um povo forte; todavia no verão preparam a sua comida;
Os
coelhos são um povo débil; e contudo, põem a sua casa na rocha;
Os
gafanhotos não têm rei; e contudo todos saem, e em bandos se repartem;
A
aranha se pendura com as mãos, e está nos palácios dos reis”.
(Provérbios
30:24-28).
-
Agora, façam uma comparação entre o que os alunos apontaram e o que foi lido.
-
Perguntem: Mas o que estes pequenos seres têm a ver com a nossa lição?
-
Agora, apresentem iniciem o estudo da lição.
Por
Sulamita Macedo.
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