Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Resistindo a
pressão do mundo
Lição 11: O cuidado com certas festas
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: O
cuidado com certas festas.
-
Em seguida, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Bola cheia e bola murcha”.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Bola cheia e bola murcha
Objetivo:
Refletir sobre a alegria permanente que só encontramos em Jesus.
Material:
02
bexigas de aniversário
Procedimento:
-
Organizem a turma em círculo.
-
Façam as seguintes perguntas para os alunos:
Em
que momentos vocês se sentem alegres?
O
que a alegria proporciona?
O
que pode servir de impedimentos para sentir alegria?
-
Falem: Existe uma alegria ocasionada por situações diversas e há outra diferente
proporcionada pelo Espírito Santo, que permanece mesmo em situações difíceis.
Para
exemplificar, utilizem duas bexigas(bolas de aniversário).
Encham
uma e enquanto vocês falam, vão soltando o ar devagar.
-
Falem: Há pessoas que ficam alegres, isto é, com a bola cheia, mas o que sentem
é algo passageiro(neste momento a bola deve estar vazia) e depois estão assim
com a bola murcha.
-
Encham outra bola e deem um nó e falem: Há pessoas que estão sempre alegres, em
qualquer circunstância (neste momento, brinquem com a bola, jogando para os
alunos).
-
Falem: Observaram que a bola cheia pula de alegria e a bola murcha não tem
dentro de si aquilo que a torna leve e saltitante? Da mesma foram o cristão,
para ter alegria permanente somente através do Espírito Santo. Entretanto, quem
não tem Jesus, precisa de alegria passageira, que se acaba rapidamente.
-
Falem: Aqui nesta demonstração há dois tipos alegria. Mas na aula de hoje, o
estudo é sobre a alegria cuja fonte está em Deus.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário