Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Resistindo a
pressão do mundo
Lição 13: Família, meu porto seguro
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham
conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Família,
meu porto seguro.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para
exemplificar um dos pontos da lição sobre a ajuda de todos nas tarefas de casa,
utilizem a dinâmica “Dividindo Tarefas”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Dividindo Tarefas
Objetivo:
Refletir sobre a divisão de tarefas na família.
Material:
01 cartolina
Poucos
lápis(quantidade menor do que alunos)
02
réguas
Procedimento:
-
Coloquem uma cartolina sobre uma mesa, poucos lápis e 02 réguas.
-
Organizem os alunos ao redor desta mesa.
-
Peçam para que os alunos desenhem uma casa, isto é, a planta baixa de uma
residência com todos os compartimentos e móveis. Estipulem um tempo de 10
minutos para esta atividade.
-
Observem os alunos fazendo esta atividade, nos seguintes aspectos:
A
divisão de tarefas
Como
foi a execução da atividade
A
decisão da quantidade de cômodos
Tarefa
realiza totalmente, pela metade ou não foi realizada
-
Vocês aqui representam uma família e organizaram esta casa.
-
Vamos agora, estudar o que é uma família, a divisão de tarefas no lar e as
responsabilidades.
-
Falem sobre o que vocês observaram durante a atividade e transfiram este
exemplo para uma família.
-
Depois, perguntem:
O
que eles realizam como tarefa doméstica para ajudar na organização da casa?
Anotem
todas as respostas.
-
Perguntem para os alunos:
Quais
as responsabilidades dos pais no ambiente da casa?
-
Em seguida, para concluir, Façam uma oração pela família de cada aluno.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário