Adultos: O Começo de Todas as coisas – Estudos
sobre o livro de Gênesis
Lição 11: Melquisedeque abençoa Abraão
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!.
6
- Agora, iniciem o estudo da lição:
-
Apresentem o título da lição: Melquisedeque
abençoa Abraão.
-
Coloquem no quadro ou cartolina o nome de Melquisedeque e Abraão. Depois
apresentem o significado destes nomes.
Melquisedeque:
Rei de justiça
Abraão:
Pai de uma multidão
-
Logo em seguida, Façam uma surpresa para os alunos, entregando o significado do
nome de cada um. Para isto, vocês devem saber os nomes dos alunos, procurar em
sites específicos o significados dos nomes deles
-
Peçam para que os alunos expressem o que acharam do significado do nome e o que
acham da escolha deste nome para eles/elas.
Para
aqueles nomes que vocês não encontraram o significado, perguntem para o aluno
quem escolheu esse nome e/ou conte algo relacionado a ele.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “O
alcance da bênção de Abraão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Importante!!!
Para a conclusão do trimestre, sugiro que façam uma
Mostra Cultural.
Quer saber como fazer?
Leiam o texto pedagógico “Mostra Cultural na EBD”,
postado abaixo.
Dinâmica:
O alcance da bênção de Abraão
Objetivo:
Refletir sobre o alcance da bênção de Abraão.
Material:
Papel pequeno e colorido para cada aluno com a seguinte
frase: “...em ti serão benditas todas as famílias da terra”(Gn 12.3).
Procedimento:
- Leiam Gênesis 12:1-3:
“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua
parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e
engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que
te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.
- Falem: Acabamos de ler que através de Abraão todas as
famílias da terra seriam abençoadas, inclusive a minha e a sua família. Mas de
que forma?
Através da proclamação do evangelho, que nos alcançou!
Isto já foi explicado na lição.
- Entreguem para cada aluno um papel pequeno com a
seguinte frase: “...em ti serão benditas todas as famílias da terra”(Gn 12.3).
- Agora, oportunizem aos alunos um momento para que eles
contem como foram alcançados pelo evangelho e também sua família. Para tanto,
forneçam as seguintes orientações:
O aluno ler o conteúdo do papel que recebeu e conta de forma
bem objetiva como foi alcançado pelo evangelho como também sua família.
E assim até que todos que desejem falar sobre a bênção da
salvação.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Mostra
Cultural na EBD
Mostra Cultural ou Feira é
uma atividade didática, objetivando uma exposição de trabalhos produzidos pelos
alunos, com tema definido, sob a orientação dos professores, ao longo de um
determinado período de estudo, pesquisa e elaboração das atividades, proporcionando
aprendizagem com investigação e criatividade.
Para uma Mostra Cultural é
importante que sejam observados vários pontos, destacados a seguir:
- Reunir os professores e
demais componentes da direção da EBD, para uma reunião, na qual serão explicados
a proposta da feira e os itens importantes para sua execução. Uma
representatividade dos alunos pode estar presente a esta reunião.
- Estimular os professores
para que se sintam motivados e que haja integração e envolvimento dos alunos na
proposta.
- Destinar e delimitar tempo
para preparar o material, que deve ser preparado ao longo do trimestre pelos
alunos no horário da EBD, como também em horário extraclasse.
- Marcar o dia da
apresentação dos trabalhos. Este momento é chamado de Culminância.
- Escolher o tema da Mostra.
Dividir os subtemas entre as classes, para que não haja repetição.
- Procurar diversificar a
forma de apresentação dos trabalhos, tais como: curiosidades, cartazes,
banners, filme, documentário, peça de teatro ou uma encenação simples,
perguntas e respostas, desenhos ilustrativos, maquetes etc.
- Esclarecer para os alunos
que a qualidade da apresentação dos visuais como do que vai ser falado são
fatores importantes numa exposição.
- Os professores devem
orientar os alunos sobre o que vai ser falado por eles no momento das
apresentações. Partindo do princípio que pesquisas foram realizadas e há muito
conteúdo lido, então é interessante fazer uma seleção de informações, para o
momento de expor os trabalhos.
- Divulgar a Mostra Cultural
para a Igreja nos cultos, convidando os membros e
congregados para o dia da
exposição.
- Convidar pessoas do
entorno da igreja ou de outras congregações para prestigiar o evento,
diversificando e ampliando o público para a Mostra.
- Decidir se vai haver uma camiseta
com o nome “Mostra Cultural”.
- Escolher o local de
realização da Mostra Cultural e providenciar mesas, cavaletes, quadros etc.,
para colocar os materiais que serão expostos.
- Decidir qual a origem da
fonte dos recursos financeiros para comprar material para exposição dos
trabalhos.
- Registrar a Mostra
Cultural, desde o momento de elaboração das atividades, a montagem e o dia da
exposição. O registro pode ser com fotografias e filmagem.
- Organizar uma forma para
os que estão apresentando os trabalhos possam visitar a Feira, se reversando na
apresentação e na visitação aos stands.
- Organizar uma equipe para
recepcionar os convidados e entregar um convite para participar da EBD e/ou dos
cultos. Esta equipe deve ficar com um “Livro de Assinaturas” dos convidados,
que podem colocar suas impressões sobre a exposição na saída do evento.
- Organizar um “Livro de
Assinatura”, que nas páginas iniciais pode ser colocado o projeto da Mostra
Cultural, depois as assinaturas e impressões dos visitantes e por fim um relato
objetivo de como aconteceu o evento. Através deste livro de assinaturas fica
registrado um memorial, que servirá de consulta para outros projetos.
- Elaborar um planejamento
das atividades e nomes dos responsáveis e como vai ser o funcionamento de cada
etapa.
- Fazer reuniões periódicas
para saber como estão as ações em andamento e procurar minimizar e solucionar
os entraves que possam impedir o sucesso da Mostra.
- Organizar a Mostra no dia
anterior à culminância, com a montagem dos trabalhos. É interessante pensar
também como vai ser a desmontagem e a destinação das atividades.
- Após o tempo da exposição
no dia da Amostra, é bom reunir todos os envolvidos e convidados e fornecer um
lanche.
- Realizar uma reunião para
avaliar os pontos negativos e positivos da Mostra Cultural.
Que tal realizar uma Mostra
Cultural neste trimestre? Então, mãos à obra!
Por Sulamita Macedo.
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