Adolescentes –
Currículo do Ano 2: Aprendendo com as cartas
Lição 12: Falando o que convém
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Falando
o que convém.
-
Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “A
Lixeira”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula
Dinâmica: A Lixeira
Objetivos:
Refletir
sobre atitudes negativas quanto ao ato de falar.
Promover
mudança de comportamento.
Material:
Figuras
de Igreja, casa, escola, computador e de uma pessoa
01
lixeira
¼
de uma folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
-
Coloquem em lugar visível as figuras da Igreja, casa, escola, computador e
pessoa.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações que normalmente as pessoas praticam
quanto ao ato de falar que precisam ser melhoradas tanto a nível pessoal,
familiar e na Igreja, no relacionamento com os colegas na escola e na internet.
Por
exemplo: Gírias, palavrões, apelidos maldosos, mentira, fuxico, conversas
inadequadas na internet ou com os colegas etc.
-
Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo estas
atitudes apontadas por eles. Colocar na lixeira significa a retirada, o descarte
daquilo que não serve para o cristão, simbolizando a limpeza, a pureza, a
santidade requerida para os salvos.
-
Agora, falem: Já que foram retiradas as coisas inadequadas, então vamos agora
escrever ao redor das figuras aquilo que deve permanecer: o que é bom e
apropriado para o cristão.
-
Agora leiam:
Jo 15.1 a 6 e depois falem que a Palavra de
Deus nos limpa.
I Pe 1.15 e enfatizem que precisamos ser
santos em toda a nossa maneira de viver.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário