Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Família e
relacionamentos
Lição 11: Jogos eletrônicos, uma aventura perigosa
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Jogos eletrônicos, uma
aventura perigosa.
- Depois, utilizem a dinâmica “Jogos Eletrônicos”
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Jogos eletrônicos
Objetivo:
Refletir e alertar sobre os perigos dos jogos eletrônicos.
Material:
01
globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo
Barbante
Fita
gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)
Fita
adesiva(se for usar uma bola)
Nomes
digitados: MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, WhatsApp, sites,
jogos eletrônicos, televisão, revistas, jornais.
Procedimento:
ANTES
DA AULA:
-
Organizem as cadeiras em círculo.
-
Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.
-
Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as
cadeiras.
-
Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao
chegar.
-
Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, sala de bate-papo,
blog, facebook, sites, jogos eletrônicos, televisão, revistas, jornais” em um
lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.
-
Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada
com pouca adesividade para não danificar o globo)
-
Aguardem os alunos.
DURANTE
A AULA:
-
Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.
-
Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema
da aula?
Aguardem
as respostas.
-
Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no
barbante).
-
Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?
Aguardem
as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação de forma
abrangente entre as pessoas, através da internet.
Mas,
o cordão pode significar algo que prende as pessoas, por sua influência
negativa, como os jogos eletrônicos em rede. É sobre o perigo destes jogos a
aula de hoje. Então comecem a estudar o tema.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário