Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Família e
relacionamentos
Lição 12: O Perdão em família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O Perdão em família.
- Para introduzir o tema,
utilizem a dinâmica “Abrindo o coração”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Abrindo o Coração
Objetivo:
Refletir sobre a importância e a eficácia do perdão.
Material:
01
chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Procedimento:
-
Apresentem a chave e perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
-
Aguardem as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém
não se esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
-
Falem que o perdão pode ser comparado a uma chave.
-
Perguntem: O que a perdão pode abrir ou fechar?
Exemplos:
Abrir:
reatar amizade, alívio de um peso, sentimento de liberdade, perdão de Deus,
alegria etc.
Fechar:
espaço para brigas, amarguras, ressentimentos, doenças, mente tranquila etc.
-
Para finalizar leiam Mc 11.25 e 26.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário