Jovens: Em Espírito e em verdade – a essência da
adoração cristã
Lição 12: Modismos na adoração e no louvor
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa
e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Modismos na adoração e no louvor.
-
Introduzam o estudo do tema com a aplicação da dinâmica “O que estamos cantando?”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O que estamos cantando?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a mensagem dos hinos evangélicos que estão sendo
cantados nas nossas igrejas.
Material:
Hinos
evangélicos(vejam qual o tipo no procedimento)
Procedimento:
Antes
da aula:
Escolham
alguns hinos evangélicos que estão sendo cantados, com bastante frequência nas
igrejas, que possuam em suas letras erros ou desvios doutrinários.
Observação:
Não vou sugerir nenhum deles, mas vocês facilmente encontram avaliação de
alguns destes hinos em sites de busca.
Na
aula:
-
Dividam a turma em 04 grupos.
-
Entreguem para cada grupo, 01 hino digitado.
-
Orientem para cada grupo, para ler o hino e observar se eles entendem a
mensagem. Depois, peçam para que analisem se há algo fora do padrão bíblico.
-
Estipulem um tempo de 10 minutos para esta atividade grupal.
-
Nesse intervalo de tempo, passem em cada grupo para observar como está o
andamento do trabalho ou fornecer alguma orientação.
-
Depois, os grupos devem apresentar o resultado de seu trabalho.
-
Para concluir, falem da importância de se observar o que estamos cantando na
Igreja e acrescentem que este é o assunto da aula de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário