Pré-adolescentes – Currículo do Ano 2: Família e
relacionamentos
Lição 13: Adorando a Deus em Família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Adorando a Deus em Família.
- Em
seguida, trabalhem o conteúdo da lição. Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Culto Doméstico”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Culto Doméstico
Objetivos:
Refletir
sobre a importância do Culto Doméstico.
Organizar
um culto doméstico.
Observar
as alternativas de tempo para a realização do Culto Doméstico.
Material:
01
cartolina, 01 pincel atômico para cada grupo.
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
Há
duas situações para realização da dinâmica. Escolha apenas uma delas.
Situação
01:
-
Dividam a turma em grupos de 3, 4 ou 5 alunos.
-
Falem: Cada grupo representa uma família. E vão agora organizar um culto
doméstico, observando os seguintes itens: dia, horário, local, oração,
cânticos, leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração etc.
Os
alunos devem observar principalmente o dia e horário do culto, de acordo com as
condições de tempo dos integrantes do grupo. Afinal, estão simulando uma
família.
-
Depois, os grupos devem escrever numa cartolina de forma objetiva os itens
principais. Para isto, forneçam para cada grupo 01 cartolina e 01 pincel
atômico.
-
Em seguida, as cartolinas devem ser fixadas e os grupos devem apresentar o
resultado, apontando as dificuldades e as saídas para a organização do culto
doméstico, principalmente quanto ao dia e horário para sua realização. Neste
momento, aparecerão várias alternativas que poderão servir de exemplos para as
famílias dos alunos.
Situação
02
-
Após falar sobre a importância do Culto Doméstico e como realizá-lo, organizem
com os alunos um Culto “Doméstico” com a turma.
-
Falem: Vamos fazer de conta que todos nós aqui fazemos parte de uma numerosa
família e que convivemos juntos numa mesma casa.
-
Falem: Quais pontos já estudados, precisamos pensar para que esta família se
reúna em um Culto Doméstico?
Aguardem
as respostas. Certamente serão apontados os seguintes itens: dia, horário,
local, oração, cânticos, leitura bíblica, palavra, testemunho, pedido de oração
etc.
Então,
esta família deve pensar nas saídas para realização do culto doméstico,
observando as reais dificuldades de tempo e horário, apontando alternativas
para que todos os membros tenham a oportunidade de participar, mesmo que em
dias diferentes ou não.
Observem
as mais variadas formas de realização apontadas pelos alunos, que poderão
servir de exemplo para as famílias dos alunos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário