Adultos: O Deus de toda provisão – Esperança e
sabedoria divina para a igreja em meio às crises
Lição 12: Sabedoria divina para a tomada de
decisões
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Sabedoria
divina para a tomada de decisões.
-
Para introduzir, utilizem a dinâmica “Quer
Sabedoria?”.
-
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Organizar
os alunos em círculo, se possível.
Fazer
uma pequena retrospectiva do Deus de toda provisão na vida dos personagens
estudados nas lições.
Pedir
para os alunos falarem como Deus tem sido o provedor em suas vidas e na
família.
Dinâmica:
Quer Sabedoria?
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre a sabedoria que vem do alto.
Material:
01 caixa
Nome SABEDORIA digitado
Envelopes
pequenos(quantidade depende do número de alunos)
Papel pequeno com o
versículo de Tg 3. 17 digitado(01 para cada envelope)
01 pincel atômico ou um marcador
para quadro branco
01 cartolina ou um quadro
branco
Organizar o material da
seguinte forma:
Colar o nome SABEDORIA fora
da caixa, que fique bem visível
Colocar o versículo de Tg
3.17 dentro de cada envelope
Colocar os envelopes dentro
da caixa
Procedimento:
- Comecem lendo I Reis 3. 9
a 12:
“A teu servo, pois, dá um
coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre
o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa
aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto
pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas,
nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para
discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas
palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti
igual não houve, e depois de ti igual não se levantará”.
- Falem: Já conhecemos a
história de Salomão quanto a um pedido dele a Deus. Mas o que ele pediu? O que
ele recebeu?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, peguem a caixa
com o nome “Sabedoria”, entreguem para um aluno. Peçam para que ele fique em pé
diante da turma.
- Depois, peçam para outro
aluno ler Tg 1.5: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus,
que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.
- Quando o aluno estiver
lendo a parte do versículo “...peça a Deus...”, apontem para o aluno que está
com a caixa.
Aguardem que os alunos peçam
sabedoria, o aluno que está com caixa deve distribuir “sabedoria” apenas para
quem pediu. Se ninguém percebeu que deve pedir, o versículo deve ser lido
novamente, até que pelo menos alguns peçam.
- Falem: Salomão fez um
pedido sábio, vocês também!
- Depois, os alunos devem
abrir o envelope e ler seu conteúdo:
“Mas a sabedoria que do alto
vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de
misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia”. Tiago 3:17
- Depois, escrevam no quadro
as 08 características da sabedoria que Deus nos concede. Vocês devem escrever à
medida que os alunos citarem cada uma delas.
- Para finalizar, falem: É
sobre esta sabedoria que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
A
importância do professor da EBD para a Igreja
1 –
Escola Bíblica Dominical
A
EBD é o departamento mais importante da igreja, pois é a agência de ensino da
Palavra de Deus. Concernente a isto, o pastor Antonio Gilberto afirma: “Mal
sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que
atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter
hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa
agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”(pag.115).
A
Escola Dominical é o espaço da Igreja no qual as crianças, os adolescentes, os
jovens, os adultos, os da Terceira Idade têm oportunidade de aprender a Palavra
de Deus.
Estamos
vivendo uma época de tempos trabalhosos e o ensino bíblico precisa ser intensificado
e realizado de forma criteriosa e com metodologia adequada para que o
conhecimento da Palavra não seja sufocado pelos falsos ensinos e os crentes
cresçam espiritualmente, permanecendo firmes. Além de promover o crescimento, a
Escola Dominical também se destina ao discipulado e aperfeiçoamento.
Para
tanto, é importante a observância do livro texto da EBD, a Bíblia, com o
objetivo de que o ensino seja pautado nas Sagradas Escrituras. A revista da EBD
traz o tema do trimestre organizado em 13 lições, extraídas e embasadas na
Bíblia, apresentando o conteúdo de forma sistematizada.
2 -
A importância do ministério do ensino para a Igreja
O
dom de ensinar foi mencionado pelo apóstolo Paulo: “De modo que, tendo
diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela
segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja
dedicação ao ensino”(Romanos 12. 6,7 – grifo nosso).
Na
carta de Paulo à igreja de Éfeso, há uma menção quanto aos objetivos dos
apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores(aqueles que ensinam): “E
ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para
evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos
santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que
todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem
perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais
meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano
dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”(Efésios 4:11-14 – grifo
nosso).
O
ensino produz maturidade cristã para os crentes, pois estão alicerçados na
Palavra de Deus, sendo, pois, aperfeiçoados e deixando de ser “meninos inconstantes”.
O
conteúdo a ser ensinado não deve ser apenas informativo, teórico, mas,
sobretudo, um conhecimento que gere modificação no comportamento da vida
cristã. Para tanto, é importante que o professor contextualize o assunto da
aula com a vida do aluno, sendo assim a aprendizagem será mais significativa.
3 –
A importância do professor de EBD para a Igreja
O professor tem papel
fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Palavra de Deus. É ele que
promove o ensino e estimula os sentidos dos alunos para aprender, através de
métodos e recursos variados.
O
professor deve ser vocacionado para o ensino. Ensinar não é uma tarefa fácil de
realizar, mas quando há o chamado, mesmo diante das dificuldades que podem
levar o docente a desanimar, ele vai prosseguir.
A
importância do papel do professor no ensino é elevadíssima, pois através do que
é transmitido é que os alunos vão praticar cotidianamente, tornando uma igreja
forte, com membros espiritualmente maduros.
Para
que a função docente seja exitosa, é necessário que:
- O
professor esteja preparado:
A
preparação do professor abrange vários aspectos, a saber: a nível espiritual,
teológico, pedagógico e secular. Ter uma vida de oração e comunhão,
conhecimento bíblico, informações de como planejar uma aula, com metodologia
diversificada e ter conhecimento secular são itens que não podem faltar na vida
daquele professor que deseja alcançar a excelência no ensino.
“Procura
apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo 2:15).
Enfatizo
a importância do preparo pedagógico, para que você possa compartilhar de forma
adequada os conhecimentos referentes a cada lição. Escolha métodos de ensino
variados, utilize dinâmicas, leia bons livros pedagógicos, planeje a aula, não
improvise, dinamize o ensino, procure envolver os alunos com a aula, mantenha
vínculos com os alunos.
- O
professor entenda que é um facilitador da aprendizagem:
O
professor precisa agregar outros recursos ao ensino, buscando a participação do
aluno para que haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do
tema, tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança
de paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e
os alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça, é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
Agregar
recursos variados e métodos diferentes à aula expositiva é uma forma de
dinamizar o ensino e proporcionar a participação dos discentes no processo de
aprendizagem. De acordo com Altair Germano, no livro Pedagogia
Transformadora, “é preciso ficar mesmo
atento para não cair no erro de pensar que por si só os métodos revolucionarão
a prática de ensino do professor. Eles são apenas uma parte importante no
processo ensino-aprendizagem. Os métodos precisam estar agregados a outros
elementos importantes, dentre os quais, um bom conteúdo e a utilização adequada
dos recursos didáticos(quadros, cartazes, revistas, mapas, gráficos, objetos
etc.)”(pag. 29).
-
Haja atuação do Espírito Santo:
Sobre
esta temática, Gangel & Hendricks afirmam que: “O professor que trabalha
afinado com o Espírito Santo buscará usar as melhores técnicas educacionais e
ferramentas disponíveis. Tendo estudado a Palavra de Deus, procurando
interpretá-la corretamente sob a direção do Espírito, ele então projeta seu
tempo de ensino com o propósito de capacitá-lo a ensinar de modo eficaz. Longe
de serem incompatíveis ou contrários ao Espírito Santo, métodos educacionais
são meios pelos quais o Espírito trabalha no processo do
ensino/aprendizagem”(pag. 43).
Prepare-se
e promova aulas criativas, dinâmicas, cativantes e eficazes! Dessa forma,
haverá facilitação para o ensino, maior retenção da aprendizagem e participação
dos alunos. Estes conhecimentos agregados à sua motivação, com certeza, trarão
resultados positivos para o ensino da Palavra de Deus e como consequência a
igreja estará fortalecida na graça e no conhecimento de nosso senhor Jesus
Cristo.
Por Sulamita Macedo.
SILVA, Antonio Gilberto da.
Manual da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1997, pag. 115.
GERMANO, Altair. Pedagogia
Transformadora. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pag. 29.
GANGEL, Kenneth O. &
HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. Rio de Janeiro:
CPAD, 2012, pag. 43.
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