Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem é Deus
Lição 01: O Criador
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o tema do
trimestre: Quem é Deus.
- Perguntem: Para você, quem é
Deus?
Aguardem as respostas. Ouçam
atentamente o que os alunos falam. Não descartem nenhuma resposta, pois o que o
aluno expressa representa o que ele conhece sobre Deus e que nestas lições
podem ser acrescidas de outras informações.
- Falem: Nas lições deste
trimestre, vamos estudar sobre Deus, como:
O criador
O Libertador
O Único
O Justo Juiz
O Amor
O Salvador
Quem responde as orações
O Disciplinador
O que perdoa
Onipotente, Onipresente,
onisciente
O que é Santo
O Consolador
O Amigo Fiel
- Falem: Estes assuntos serão
os temas das nossas aulas neste trimestre. Na aula de hoje, vamos aprender
sobre Deus como Criador.
- Solicitem para que os alunos
abram a Bíblia no livro do Gênesis e peçam para que eles observem a narrativa
da criação ocorrida em 6 dias.
Para cada dia, escrevam o que
foi criado. Enfatizem que Deus é o criador.
- Falem sobre o Jardim do
Éden.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “Fui Criado por Deus”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Fui criado por Deus
Objetivo:
Refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de Deus.
Material:
½
folha de papel ofício
01
lápis grafite
Procedimento:
-
Escolham um aluno e peçam para que ele permaneça diante da turma.
-
Distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e 01 lápis grafite.
-
Peçam para que eles desenhem o colega, observando os detalhes, procurando ser o
mais fiel possível ao que estão vendo. Eles devem desenhar em 1 minuto.
-
Depois, recolham os desenhos e fixem no quadro.
-
Observem os desenhos e deixem que os alunos analisem o resultado.
Alguém
conseguiu no desenho se aproximar da realidade, isto é, reproduzir o colega?
Por quê?
Observem
as respostas.
Por
mais que haja na turma alguém que desenhe bem, sempre haverá diferenças e o
resultado não copia com exatidão os traços do colega.
Percebemos
como é difícil desenhar. Imaginem fazer
o primeiro ser humano!
-
Agora, falem: Olhem para seus colegas. Observem as características dos colegas,
são diferentes mesmo tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz, orelhas etc.
-
Depois, enfatizem: Só Deus tem poder para criar com tanta perfeição e
diferentes características entre as pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos
são iguais. E as impressões digitais? Não há um ser humano que tenha impressão
digital igual ao de outra pessoa.
-
Perguntem: Afinal, somos produtos da criação de Deus ou da evolução?
Aguardem
as respostas.
-
Para concluir, peçam para que os alunos repitam: Fui criado por Deus!
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário