Juvenis -
Currículo do Ano 2: O que vem por aí?
Lição 11: A Ressurreição dos Mortos
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: A
Ressurreição dos Mortos.
-
Falem: Na lição de hoje, um dos temas é sobre o Juízo Final, que acontecerá
após o Milênio.
- Utilizem um mapa escatológico e mostrem na linha
do tempo quando acontecerá o Juízo Final.
- Continuem, falando: Em qualquer julgamento, há um
juiz, um réu, advogados, acusações, provas, sentença, local e tempo para pagar
a pena.
- Depois, anotem estes nomes no quadro ou
cartolina.
- Falem: No Juízo Final ou julgamento do Trono
Branco quem serão estas pessoas e elementos?
Juiz: Jesus que deixou de ser advogado para exercer
esta função.
Réus: as pessoas que rejeitaram Cristo.
Advogado: Não haverá.
Acusação: Rejeitaram a Cristo e andaram segundo a
carne.
Provas: Escritas no Livro da Vida
Sentença: Afastamento eterno de Deus
Local para pagar a pena: Lago de Fogo
Tempo da pena: Eternidade.
- Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O Livro das Vidas Transformadas”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O
Livro das Vidas Transformadas
Objetivo: Socializar como ocorreu a conversão dos
alunos e a transformação em suas vidas.
Material:
01 caneta e 01 folha de papel ofício para cada
aluno, com um traço horizontal dividindo-a ao meio; na parte superior, escrever
“Antes da Conversão” e na inferior “Depois da Conversão”.
Procedimento:
- Após o estudo sobre o Juízo Final e a utilização,
neste julgamento, do Livro da Vida, onde estão escritos os feitos humanos,
entreguem para cada aluno uma folha de papel ofício, conforme descrição no item
“Material”.
- Orientem os alunos para que escrevam de forma
objetiva como era a vida deles antes e depois da conversão, onde, como e quando
ocorreu esta transformação. Estipulem aproximadamente 10 minutos para esta
finalidade.
- Solicitem para que dois ou três alunos socializem
as mudanças ocorridas em suas vidas.
- Depois, recolham todas as folhas e falem que
mandarão encaderná-las, para que forme um livro. Na capa terá o seguinte título
“Livro das Vidas Transformadas”.
Acrescentem, ainda, na primeira página, o local, a
data e o nome ou número da classe; na segunda folha, organizem um índice com a
sequência dos nomes dos alunos. Se preferir, vocês podem também colocar uma
justificativa desta atividade como também folhas em branco para algum registro
posterior.
- Falem que na próxima aula, vocês trarão este
“livro” e através de um sistema de empréstimo semanal, cada aluno poderá ter
acesso aos relatos dos colegas sobre a conversão deles e a mudança ocorrida em
suas vidas.
Por Sulamita Macedo.
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