Juvenis – Currículo
do Ano 3: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores
Lição 01: Quem
são os Profetas Menores e qual é sua Mensagem
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Solicitem que os alunos abram a Bíblia no índice do Antigo Testamento e falem
sobre as 05 divisões do AT, mostrando no índice os livros que compõem cada
parte:
Pentateuco: de Gênesis a Deuteronômio(05 livros)
Históricos: de Josué a Ester(12 livros)
Poéticos: de Jó a Cantares de Salomão(05 livros)
Profetas Maiores: de Isaías a Daniel(05 livros)
Profetas Menores: de Oséias a Malaquias(12 livros).
Nesta úlitma parte, falem: Estes 12 livros(Profetas
Menores) serão o conteúdo das nossas
lições deste trimestre, estudaremos alguns aspectos de cada um destes livros.
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Quem
são os Profetas Menores e qual é sua Mensagem.
- Nesta lição, serão apresentadas informações gerais
destes livros, trabalhem de forma
objetiva os seguintes pontos:
A origem do termo “Profetas Menores”
Contexto histórico da época dos Profetas Menores
Inspiração e autoridade destes livros
Mensagem dos livros e sua atualidade
-
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Eu te Conheço?”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Eu
te Conheço?
Objetivo: Iniciar o estudo sobre os Profetas Menores.
Material:
Os 12 nomes dos Profetas Menores digitados(OSÉIAS,
JOEL, AMÓS, OBADIAS, JONAS, MIQUÉIAS, NAUM, HABACUQUE, SOFONIAS, AGEU, ZACARIAS
e MALAQUIAS).
Informações gerais sobre cada profeta ou livro(
veja abaixo, um exemplo feito com versículos). As informações podem ser
colhidas na revista, livros, sites e Bíblia de Estudo, sejam objetivos na
escolha dos pontos a ser apresentados.
Procedimento:
- Entreguem para 12 alunos os nomes dos doze
profetas(um nome para cada aluno).
- Entreguem aleatoriamente os 12 papéis contendo
informações sobre os profetas ou livro(um papel para cada aluno).
Um exemplo: o aluno que recebeu o nome OSÉIAS não
necessariamente receberá informações sobre ele, mas pode ser de outro profeta.
- Em seguida, um por vez, vai ler o nome do
livro/profeta e depois o conteúdo informativo que recebeu. Depois que ele ler,
o aluno pergunta:
Você me
conhece?
Será que
estas informações e características são minhas?
Outro aluno poderá dizer: Acho( ou tenho certeza)
que as informações que tenho se referem a você! Então ele ler para a classe e o
professor deve confirmar ou não a veracidade das informações sobre este ou
outro profeta( o professor deverá ter conhecimento e certeza das informações
sobre cada profeta).
Este procedimento deve acontecer até que todos os
12 profetas sejam apresentados.
- Depois, solicitem que os alunos que estão com os
nomes dos 12 profetas se posicionem diante da classe, formando a sequência dos
livros de acordo com a ordem em que aparecem na Bíblia.
É interessante que não haja, inicialmente, ajuda de ninguém; só se houver dificuldade(certamente haverá), é que os professores e colegas poderão ajudar.
É interessante que não haja, inicialmente, ajuda de ninguém; só se houver dificuldade(certamente haverá), é que os professores e colegas poderão ajudar.
Informações sobre cada profeta ou livro, através de
versículos:
Observações:
- Os nomes dos profetas devem ser separados dos
versículos, entreguem para os alunos de acordo com a descrição no procedimento.
- As referências dos versículos não aparecem para
que o aluno descubra qual o livro ou profeta pelo conteúdo.
OSÉIAS: “... Vai toma uma mulher de prostituição...
e foi tomou a Gomer...”
JOEL: “E há de ser que, depois, derramarei o meu
Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os
vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão sonhos”.
AMÓS:
“...Por três transgressões de Israel e por quatro, não retirarei o castigo,
porque vendem o justo por dinheiro e o necessitado por um par de sapatos”.
OBADIAS:
“Porque o dia do Senhor está perto, sobre as nações; como tu fizeste, assim se
fará contigo; a tua maldade cairá sobre a tua cabeça”.
JONAS: “Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e
clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim”.
MIQUÉIAS: “E
tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti sairá o que
será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os
dias da eternidade”.
NAUM: “O
Senhor é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por
inocente...”
HABACUQUE: “...Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio
dos anos, no meio dos anos a
notifica...”
SOFONIAS: “E há de ser que, naquele tempo,
esquadrinharei a Jerusalém com lanternas, e castigarei os homens que estão assentados sobre as suas fezes, que
dizem no seu coração: O Senhor não faz bem nem faz mal”.
AGEU: “Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas
não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vesti-vos, mas ninguém se aquece;
e o que recebe salário recebe salário num saco furado”.
ZACARIAS: “Assim, virão muitos povos e poderosas
nações buscar, em Jerusalém, o Senhor dos Exércitos e suplicar a bênção do
Senhor”.
MALAQUIAS: “E
por causa de vós repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da
terra; e a vide no campo vos não será estéril, diz o Senhor”.
Por Sulamita Macedo.
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