Adolescentes –
Currículo do Ano 1: Cremos
Lição 09: Na
Igreja, a Família Espiritual
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem que nesta lição vamos estudar que cremos na Igreja, a família espiritual.
-
Escrevam no quadro ou cartolina, a palavra IGREJA.
- Falem: O que vocês entendem por “Igreja”.
Aguardem
as respostas. Escrevam as respostas no quadro.
A
partir das respostas dos alunos, apresentem a diferença entre igreja local e a universal.
Também falem sobre o entendimento que se tem sobre igreja como edifício.
-
Em seguida, utilizem a dinâmica “Pertenço
ao Reino”, que enfatizará a importância de está inserido na Igreja como
parte integrante do corpo de Cristo.
-
Em seguida, apresentem os pontos levantados na lição. Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Pertenço ao Reino
Objetivo:
Enfatizar a importância de está inserido na Igreja como parte integrante do
corpo de Cristo.
Material:
O1
quebra-cabeças com figura de Igreja
Colem
a figura da Igreja numa cartolina, façam o desenho das peças do quebra-cabeça
de acordo com o número de alunos da classe e depois recortem cada peça.
Procedimento:
-
Distribuam as peças para os alunos(cada aluno deverá receber uma peça).
-
Em seguida, peçam para que os alunos montem o quebra-cabeça.
- Após a montagem, perguntem: O que vemos?
Um
quebra-cabeça com uma figura de igreja.
Cada
parte desta figura foi colocada por vocês.
-
Depois, trabalhem as seguintes ideias:
Você
é uma peça do quebra-cabeça, isto nos remete aos membros do corpo de Cristo, a
Igreja, que deve estar em unidade, em comunhão para adorar, servir a Deus.
Uma
peça do quebra-cabeça ganha importância e valor quando está no conjunto das
outras peças, formando um todo, e passa a ter grau de pertencimento ao todo.
Reforcem
a importância do jovem estar reunido numa igreja local, para receber o ensino
da Palavra de Deus, fortalecer os relacionamentos, comunhão com o Senhor.
-
Agora, enfatizem a importância de está inserido na Igreja como parte integrante
do corpo de Cristo e participar das atividades do reino, cumprindo a missão
evangelizadora e social.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário