Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem é Deus
Lição 10: Onipotente,
Onipresente, Onisciente
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um
professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação
dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
–
Introduzam o estudo do tema da aula, utilizando a dinâmica “Super Poderes”.
-
Escrevam estes nomes no quadro ou cartolina: Onipotente, Onipresente e
Onisciente.
-
Falem, apontado para estes nomes: Nós vamos estudar nesta lição que cremos em
Deus que é Onipotente, Onipresente e Onisciente.
Passem
uma linha abaixo de “potente’ da palavra onipotente, “presente” da palavra
onipresente e “ciente” da palavra onisciente. Falem que “potente” se refere a
poder, “presente” a presença e “ciente” a conhecimento.
Falem
que o prefixo ”oni” significa “todo”.
-
A partir disto, formulem uma definição, com os alunos, sobre onipotência,
onipresença e onisciência.
-
Depois, apresentem passagens bíblicas que demonstram estes atributos de Deus.
-
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Super poderes
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre os atributos de Deus.
Material:
02
capas ou 02 mantos(pode ser feito de TNT)
02
espadas(pode ser de plástico)
Procedimento:
-
Organizem os alunos em círculo.
-
Perguntem: Qual o super-herói preferido de vocês? Por quê?
Aguardem
as respostas.
Por
que eles são considerados super-heróis?
Quais
as características dos super-heróis?
Aguardem
as respostas e escrevam num quadro ou cartolina.
-
Escolham 02 alunos e coloquem um manto sobre cada um deles e entreguem uma
espada. Em seguida, perguntem que poderes eles gostariam de ter se fossem
super-heróis.
Aguardem
as respostas.
Vocês
devem repetir este procedimento com outros alunos, retirando a capa dos
anteriores e colocando sobre os demais.
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre um ser que é mais que um super-herói,
pois tem superpoderes.
Ele
onipotente, tem poder sem limite, os super-heróis têm um, dois, três poderes.
Ele
é onipresente, pode estar em todas em todos os lugares ao mesmo tempo, mas os
outros super-heróis não.
Ele
é onisciente, conhece todas as coisas, mas os super-heróis apenas algumas
coisas.
-
Agora, trabalhem os pontos levantados na lição.
Por
Sulamita Macedo.
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