Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem é Deus
Lição 09:
O Que Perdoa
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem que nesta lição, vamos estudar sobre Deus – aquele que perdoa.
-
Informem aos alunos que o tema da aula será estudado tendo como exemplo um
personagem bíblico por nome Manassés.
-
Falem sobre a história de Manassés.
-
Em seguida, apresentem os pontos levantados na lição. Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “O
Lápis, o Apontador e a Borracha”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Lápis, o Apontador e a Borracha
Objetivos:
Enfatizar
que os nossos atos deixam marcas, boas ou ruins.
Refletir
sobre a importância do perdão.
Material:
03
cópias do texto “A História do Lápis”(vejam no procedimento)
01
lápis grafite, 01 apontador e 01 borracha, 01 folha de papel ofício
Procedimento:
1
- Façam a leitura do texto “A História do Lápis” de forma dialogada, para isto
escolham 03 pessoas para fazerem o papel da avó, do menino e o narrador. (01
professora pode ser a avó, pois no texto há muitas falas da avó e certamente
ficará melhor para ler, dando ênfase e entonação necessária a leitura).
2
– Entreguem uma cópia do texto completo, com as partes da avó e do menino
destacadas de cores diferentes, para que eles falem no momento da leitura do
texto.
3
- Forneçam uma folha de papel e 01 lápis grafite para a “avó” que deve estar
sentada, escrevendo uma carta. O “menino” deve ficar perto da “avó”.
4
– Os “atores” devem realizar as ações do texto.
5
– Agora, depois destes passos organizados, o narrador deve fazer a leitura do
texto:
A História do Lápis
“O menino olhava a avó escrevendo uma carta. A
certa altura, perguntou: (neste momento avó faz de conta que está escrevendo).
- E por acaso, é uma história sobre mim?
A avó parou a carta, sorriu, e comentou com o neto:
- Estou escrevendo sobre você, é verdade.
Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou usando.
Gostaria que você fosse como ele, quando crescesse. (a avó mostra o lápis)
O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu
nada de especial.
- Mas ele é igual a todos os lápis que vi em minha
vida!
- Tudo depende do modo como você olha as coisas. Há
cinco qualidades nele que, se você conseguir mantê-las, será sempre uma pessoa
em paz com o mundo.
Primeira qualidade: você pode fazer grandes coisas,
mas não deve esquecer nunca que existe uma mão que guia seus passos. Esta mão
nós chamamos de Deus, e Ele deve sempre conduzi-lo em direção à Sua vontade.
Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso
parar o que estou escrevendo, e usar o apontador. Isso faz com que o lápis
sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto, saiba suportar
algumas dores, porque elas o farão ser uma pessoa melhor. (avó pega o apontador
e começar a usá-lo)
Terceira qualidade: o lápis sempre permite que
usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entenda que corrigir
uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para
nos manter no caminho da justiça. ( avó pega a borracha e apaga algo da carta).
Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis
não é a madeira ou sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto,
sempre cuide daquilo que acontece dentro de você. (avó mostra o grafite do
lápis)
Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele sempre
deixa uma marca. Da mesma maneira, saiba que tudo que você fizer na vida irá
deixar traços, e procure ser consciente de cada ação. (a avó mostra a marca
deixada no papel após passar a borracha).
Autoria
do texto desconhecida.
6
- Reflitam com os alunos sobre os 05 ensinamentos do lápis, relacionando-os com
o tema do perdão.
Uma
mão que guia – Deus
Usar
o apontador – as dificuldades
Usar
a borracha – apagar os erros
O
grafite – o que está dentro da gente
As
marcas no papel – as consequências dos nossos atos
-
Falem: Quando cometemos falhas, podemos usar a “borracha” para consertar os
erros, pedindo desculpas, tendo cuidado para não errar novamente. Mesmo
apagando com a borracha, pedindo perdão ou perdoando, lembrem-se de que as
marcas ficam, pois as situações do passado não podem ser apagadas, sofremos e
fazemos outras pessoas sofrerem(o apontador), mas no presente podemos ter
atitudes positivas, valorizando o que temos internamente(o grafite), aquilo que
aprendemos da Palavra de Deus, dos nosso pais, quanto a nossa conduta e
relacionamentos.
Por
Sulamita Macedo
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