Jovens: A Igreja de Jesus Cristo - Sua Origem,
Doutrina, Ordenanças, Missão e Destino Eterno
Lição 09: A Missão Ensinadora da Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Missão Ensinadora da Igreja.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Nos
Passos do Mestre”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Nos Passos do Mestre
Objetivos:
Refletir
sobre a importância da capacitação do professor, aquele que ensina a Palavra de
Deus.
Apresentar
as características da metodologia do ensino de Jesus.
Material:
01
Bíblia
01
livro de estudo bíblico
01
tablet(se possível)
01
vidro pequeno com azeite
01
jornal atual
01
relógio
04
figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito(vejam no procedimento o que deve ser
escrito em cada pé).
Procedimento:
-
Leiam: “Deus mesmo chamou alguns para mestres Ef 4. 11.
-
Chamem 01 aluno da turma e peça que fique diante da turma.
-
Falem: Você foi chamado por Deus para o ministério do ensino bíblico.
-
Então, vejamos o que é necessário para que o professor esteja preparado para
tão nobre tarefa.
-
Entreguem para ele: 01 Bíblia, 01 livro de estudo bíblico, 01 tablet(se
possível), 01 vidro pequeno com azeite, 01 jornal atual, 01 relógio, 01
certificado.
Vejamos
o que cada objeto pode representar:
01
Bíblia: Conhecimento teológico
01
livro de estudo bíblico: Fonte de pesquisa e estudo
01
Tablet(Internet): Fonte de pesquisa e estudo
01
vidro pequeno com azeite: Unção, oração
01
jornal atual: Informação geral
01
relógio: organização do tempo para estudar e planejar a aula
01
certificado: preparação intelectual e pedagógica
-
Depois, coloquem no piso da sala 04 figuras de pé esquerdo e 04 de pé direito,
formando um caminho. Cada pé deve conter, na parte virada para o piso, um das
08 características do ensino de Jesus, o Mestre dos mestres:
Jesus
usava recursos didáticos variados
O
ensino de Jesus transformava vidas
Jesus
era exemplo do que ensinava
Jesus
adaptava o método à situação
Jesus
utilizava linguagem ilustrada e simples
Jesus
enfatizava a participação do ouvinte
Jesus
estava focalizado nas pessoas
Jesus
testava o canal da comunicação
-
Falem: Que tal seguir o exemplo do mestre? Então, vejamos.
-
Então, peçam para que o aluno vá andando pelo caminho e pegando um pé de cada
vez e lendo o que está escrito.
-
Depois, falem: Estes são as características da forma de Jesus ensinar.
-
Para finalizar, leiam: Romanos 12.7: “... se é ensinar, haja dedicação ao
ensino”.
Por
Sulamita Macedo.
Texto Pedagógico
Inclusão
na Escola Bíblica Dominical
A
Educação Inclusiva está fundamentada no direito ao acesso a escola para todos e
no respeito às diferenças. O olhar para o aluno com deficiência deve ser de um
sujeito capaz de responder as exigências do meio de acordo com as condições que
lhe são oferecidas e com a maneira particular que lhe é específica.
O evangelho anunciado por Jesus era
inclusivo. Jesus demonstrou amor pelos portadores de deficiência, curando-os,
pregando a salvação e ensinando os valores do reino. A igreja precisa divulgar o evangelho para
todos, incluindo os deficientes, cumprindo o ide de Jesus: “E disse-lhes: Ide
por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”(Marcos 16:15 – grifo
nosso).
A
inclusão de pessoas portadoras de deficiência pode e deve ser praticada nas
classes de Escola Dominical. Que
atitudes devem ser observadas para a inclusão do aluno com deficiência na EBD?
Observe estes itens:
-
Não rejeitar o aluno com deficiência;
-
Acolher e integrar o aluno, procurando socializa-lo com os demais colegas;
-
Falar para os alunos que nós somos diferentes um dos outros e falar sobre mais
uma diferença – a deficiência;
-
Não se desesperar ao tomar conhecimento de que há na classe um aluno com
deficiência;
-
Fala com a família do aluno com deficiência sobre o comportamento dele, como
reagir em situações inesperadas e aprendizagem;
-
Procurar ajuda com quem já possui experiência nesta área;
-
Ler sobre a deficiência do aluno e como ele aprende;
-
Não ficar preso ao diagnóstico, a deficiência, ao problema;
-
Entender que o aluno com deficiência intelectual aprende de forma diferente,
mas aprende;
-
Observar como o aluno aprende e fazer as intervenções, adaptando as atividades
da aula;
-
Organizar o planejamento de aula, com atividades para todos os alunos,
inclusive para o portador de necessidade educativa especial.
Atentem
agora para as atitudes que não podem ser aceitas por parte do professor,
coordenador etc.:
-
Rejeitar o aluno;
-
Aceitar o aluno e fazer de conta que ele é invisível;
-
Deixar que os outros alunos coloquem apelidos ou fazer imitações relacionadas a
deficiência;
-
Superproteger o aluno com deficiência;
-
Não planejar atividades para o tipo de deficiência;
-
Falar que o aluno deficiente não aprende, que ele não sabe.
Um
aluno com deficiência física aprende como outro aluno sem deficiência, se ele
não tiver comprometimento mental. A dificuldade do aluno será certamente a
locomoção e a coordenação motora. Para melhor atender ao cadeirante é
importante que a acessibilidade esteja adequada, para que não haja barreiras
arquitetônicas que dificultem ou impeçam seu acesso às dependências da igreja.
Caso
o aluno tenha deficiência intelectual, ele também aprenderá da forma que lhe é
possível. Conteúdo abstrato é um fator de dificuldade para quem tem
comprometimento cognitivo. O professor deve exemplificar o assunto com
situações do cotidiano para favorecer a compreensão.
O
aluno com deficiência auditiva se comunica com gestos ou Libras(Língua
Brasileira de Sinais) ou pela leitura
labial do interlocutor. Se ele for oralizado, o professor deverá falar de
frente para o aluno e articular bem as palavras.
O
aluno com deficiência visual total ou parcial requer do professor o cuidado de
detalhar o conteúdo e falar o que está contido nos recursos visuais, como mapa,
cartaz, filme etc. O ideal seria o uso do Sistema Braille que serve para a
escrita e leitura, uma linguagem em código, aceita mundialmente.
Como
o professor deve agir, caso deseje exibir um filme e em sua classe há
portadores de deficiência auditiva e visual?
O filme requer o uso da visão e da audição, há uma recomendação a ser
observada quanto à presença de alunos com necessidades especiais, no caso dos
deficientes auditivos(surdos) e dos deficientes visuais(cegos), para que eles
sejam incluídos no processo da aula.
Com
alunos surdos na sala, o ideal é escolher filmes legendados, se ele for
alfabetizado na segunda língua(Português). Se for alfabetizado em
Libras(primeira língua), é interessante a presença de um intérprete. Mesmo que
o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no filme é quase
impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e de forma
pausada.
Com
a presença de alunos cegos ou de baixa visão, fazer um resumo oral ou em Braille
do que vai ser exibido, detalhando imagens mais importantes de forma que ele
entenda.
A
igreja além de evangelizar os deficientes, também deve se organizar para
discipular aqueles que aceitam a Cristo. A Escola Dominical é o espaço ideal
para o ensino da Palavra de Deus, pois o recém-convertido participará de uma
classe específica. Os professores devem estar preparados para receber e ensinar
os alunos que tenham ou não deficiência. Mãos a obra!
Por Sulamita Macedo.
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