Adultos: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito -
Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Lição 09: Fidelidade, firmes na fé
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Fidelidade, firmes na fé.
-
Falem, ainda que vamos estudar sobre a fidelidade como parte do Fruto do
Espírito e que a idolatria e a heresia são obras da carne que representam
perigo e oposição a firmeza de fé.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Vida
Frutífera”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica:
Árvore Frutífera
Objetivos:
Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida
espiritual e moral.
Enfatizar a fidelidade a Deus e a Sua Palavra.
Material:
01 cópia do texto “Plantando Boas Sementes” para cada
aluno.
½ folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
– Leiam o texto “Plantando Boas Sementes”:
Como principiante no jardim, logo
aprendi que um terreno não cultivado era impróprio para a plantação de sementes
e para o crescimento. Mas quando plantei boas sementes numa terra bem
preparada, o sol e a chuva fizeram a sua parte, até que veio a colheita.
Um terreno bem preparado, as
sementes certas e a bênção de Deus são essenciais para a produção de frutos,
não somente num jardim, mas também na vida cristã.
O profeta de Deus, Oseias, pregou
este princípio ao povo de Israel. Eles haviam semeado sementes de maldade e
confiavam nos seus próprios caminhos, em vez de confiar em Deus. Então eles
comeram os frutos amargos de mentiras, especialmente a mentira de que a sua
própria de que sua segurança e sucesso vinham da sua própria força militar(Oseias
10.13).
Oseias rogou a Israel para seguirem
a Deus – deixaram o terreno endurecido dos seus corações e “buscar ao Senhor”.
Se eles semeassem justiça, iriam colher a misericórdia do Senhor e Ele faria
chover bênçãos sobre eles.
Está o solo do seu coração resistindo
a Deus e à Sua Palavra, em vez de ser receptivo(a)? Está você confiando na sua
própria maneira de viver em vez de confiar em Deus? Então é tempo de buscar o
Senhor em sincero arrependimento, semear atos e atitudes certas na sua vida e
crescer espiritualmente. Acima de tudo, dependa do poder de Deus e não do seu
próprio para que sua vida seja frutífera. JonieYoder
Fonte do texto: Nosso
Pão Diário.
- Após, a leitura do texto,
façam uma reflexão sobre a importância das boas sementes no solo do nosso
coração.
– Em seguida, distribuam a
metade da folha de papel ofício para cada aluno.
– Orientem para que eles
desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do
lado direito).
– Agora, solicitem que eles
façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno
deverá escrever em que ou quem está alicerçado. Está firmado em Deus ou sua fé
está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte
quer derrubá-la?
No solo, deverá escrever
qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como
este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá
desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual.
Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?
– Depois, falem: Temos
plantando boas sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus?
Não façamos como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou
Deus, com apostasia, infidelidade a Deus.
– Para finalizar, leiam:
Salmo 1. 1 a 3
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se
detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto
na estação própria e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
A
importância do professor da EBD para a Igreja
1
– Escola Bíblica Dominical
A
EBD é o departamento mais importante da igreja, pois é a agência de ensino da
Palavra de Deus. Concernente a isto, o pastor Antonio Gilberto afirma: “Mal
sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que
atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter
hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa
agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”(pag.115).
A
Escola Dominical é o espaço da Igreja no qual as crianças, os adolescentes, os
jovens, os adultos, os da Terceira Idade têm oportunidade de aprender a Palavra
de Deus.
Estamos
vivendo uma época de tempos trabalhosos e o ensino bíblico precisa ser
intensificado e realizado de forma criteriosa e com metodologia adequada para
que o conhecimento da Palavra não seja sufocado pelos falsos ensinos e os
crentes cresçam espiritualmente, permanecendo firmes. Além de promover o crescimento,
a Escola Dominical também se destina ao discipulado e aperfeiçoamento.
Para
tanto, é importante a observância do livro texto da EBD, a Bíblia, com o
objetivo de que o ensino seja pautado nas Sagradas Escrituras. A revista da EBD
traz o tema do trimestre organizado em 13 lições, extraídas e embasadas na
Bíblia, apresentando o conteúdo de forma sistematizada.
2
- A importância do ministério do ensino para a Igreja
O
dom de ensinar foi mencionado pelo apóstolo Paulo: “De modo que, tendo
diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela
segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja
dedicação ao ensino”(Romanos 12. 6,7 – grifo nosso).
Na
carta de Paulo à igreja de Éfeso, há uma menção quanto aos objetivos dos
apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores(aqueles que ensinam): “E
ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para
evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos
santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que
todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem
perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais
meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano
dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”(Efésios 4:11-14 – grifo
nosso).
O
ensino produz maturidade cristã para os crentes, pois estão alicerçados na
Palavra de Deus, sendo, pois, aperfeiçoados e deixando de ser “meninos
inconstantes”.
O
conteúdo a ser ensinado não deve ser apenas informativo, teórico, mas,
sobretudo, um conhecimento que gere modificação no comportamento da vida
cristã. Para tanto, é importante que o professor contextualize o assunto da
aula com a vida do aluno, sendo assim a aprendizagem será mais significativa.
3
– A importância do professor de EBD para a Igreja
O
professor tem papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem da Palavra
de Deus. É ele que promove o ensino e estimula os sentidos dos alunos para
aprender, através de métodos e recursos variados.
O
professor deve ser vocacionado para o ensino. Ensinar não é uma tarefa fácil de
realizar, mas quando há o chamado, mesmo diante das dificuldades que podem
levar o docente a desanimar, ele vai prosseguir.
A
importância do papel do professor no ensino é elevadíssima, pois através do que
é transmitido é que os alunos vão praticar cotidianamente, tornando uma igreja
forte, com membros espiritualmente maduros.
Para
que a função docente seja exitosa, é necessário que:
- O
professor esteja preparado:
A
preparação do professor abrange vários aspectos, a saber: a nível espiritual,
teológico, pedagógico e secular. Ter uma vida de oração e comunhão,
conhecimento bíblico, informações de como planejar uma aula, com metodologia
diversificada e ter conhecimento secular são itens que não podem faltar na vida
daquele professor que deseja alcançar a excelência no ensino.
“Procura
apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar,
que maneja bem a palavra da verdade”(II Timóteo 2:15).
Enfatizo
a importância do preparo pedagógico, para que você possa compartilhar de forma
adequada os conhecimentos referentes a cada lição. Escolha métodos de ensino
variados, utilize dinâmicas, leia bons livros pedagógicos, planeje a aula, não
improvise, dinamize o ensino, procure envolver os alunos com a aula, mantenha
vínculos com os alunos.
- O
professor entenda que é um facilitador da aprendizagem:
O
professor precisa agregar outros recursos ao ensino, buscando a participação do
aluno para que haja uma quebra da passividade do ouvinte durante a exposição do
tema, tornando-o sujeito ativo do seu conhecimento. Com isto haverá uma mudança
de paradigma da aula da EBD – aquela que comumente vemos: o professor falando e
os alunos escutando... Para que na verdade isto aconteça, é imprescindível uma
tomada de consciência do professor como agente facilitador da aprendizagem.
Agregar
recursos variados e métodos diferentes à aula expositiva é uma forma de
dinamizar o ensino e proporcionar a participação dos discentes no processo de
aprendizagem. De acordo com Altair Germano, no livro Pedagogia
Transformadora, “é preciso ficar mesmo
atento para não cair no erro de pensar que por si só os métodos revolucionarão
a prática de ensino do professor. Eles são apenas uma parte importante no
processo ensino-aprendizagem. Os métodos precisam estar agregados a outros
elementos importantes, dentre os quais, um bom conteúdo e a utilização adequada
dos recursos didáticos(quadros, cartazes, revistas, mapas, gráficos, objetos
etc.)”(pag. 29).
-
Haja atuação do Espírito Santo:
Sobre
esta temática, Gangel & Hendricks afirmam que: “O professor que trabalha
afinado com o Espírito Santo buscará usar as melhores técnicas educacionais e
ferramentas disponíveis. Tendo estudado a Palavra de Deus, procurando
interpretá-la corretamente sob a direção do Espírito, ele então projeta seu
tempo de ensino com o propósito de capacitá-lo a ensinar de modo eficaz. Longe
de serem incompatíveis ou contrários ao Espírito Santo, métodos educacionais
são meios pelos quais o Espírito trabalha no processo do
ensino/aprendizagem”(pag. 43).
Prepare-se
e promova aulas criativas, dinâmicas, cativantes e eficazes! Dessa forma,
haverá facilitação para o ensino, maior retenção da aprendizagem e participação
dos alunos. Estes conhecimentos agregados à sua motivação, com certeza, trarão
resultados positivos para o ensino da Palavra de Deus e como consequência a
igreja estará fortalecida na graça e no conhecimento de nosso senhor Jesus
Cristo.
Por Sulamita Macedo.
SILVA, Antonio Gilberto da.
Manual da Escola Dominical. Rio de Janeiro: CPAD, 1997, pag. 115.
GERMANO, Altair. Pedagogia
Transformadora. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pag. 29.
GANGEL, Kenneth O. &
HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. Rio de Janeiro:
CPAD, 2012, pag. 43.
2 comentários:
Toda semana acompanho as postagens desse blog!
Gosto muito, é edificante e abre novas possibilidades para melhorar nosso desempenho como professor!
Deus continue te abençoando!!
Lú, muito obrigada pela visita ao blog. Fico feliz ao saber que as postagens deste blog têm aberto possibilidades para aprimorar seu desempenho como professora de escola dominical. Faça bom proveito.
Postar um comentário