RSS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Texto Pedagógico

Discussão em Painel

            Discussão em Painel, também conhecido como Painel de Ideias, consiste na apresentação de ideias por parte de algumas pessoas diante de um grupo de forma dialogada.
            É uma estratégia pedagógica que também pode ser utilizada na Escola Bíblica Dominical, tendo os seguintes objetivos:
            - Introduzir o tema da aula;
            - Tornar conhecidas ideias sobre um assunto;
            - Ampliar informações sobre a temática da lição.

            Como realizar? É simples! É importante apenas que o professor observe alguns pontos que devem ser seguidos, como estes abaixo relacionados.
            O primeiro passo é escolher um tema que mereça a exposição variada de ideias. Nem toda lição, favorece a utilização do Painel de Ideias. A escolha para a utilização desse recurso didático deve acontecer quando o professor está no momento de preparação da aula.
            Em seguida, o professor elabora perguntas que vão ser discutidas diante da classe. As perguntas devem proporcionar o estudo mais compreensivo do tema e abranja pontos importantes para melhor conhecimento do que vai ser estudado.
            O professor pode escolher 02 ou 03 alunos ou levar pessoas convidadas, para responder e discutir as perguntas diante da classe. É interessante que os painelistas(as pessoas que vão abordar o tema) tenham conhecimento sobre o assunto e devem ser convidadas com antecedência.
            O professor deve orientar a classe como funciona o Painel de Ideias, apresentar os que vão discutir diante da turma, estabelecer um tempo para cada participante responder as questões. O docente deve estar atento a discussão para que não haja evasão do tema e discussões desnecessárias.
O grupo de alunos deve manter atenção ao que está sendo discutido. A turma também pode se manifestar ao final do tempo destinado aos componentes do painel.
Por fim, o professor agradece aos participantes, sintetiza o que foi discutido e inicia o estudo do tema.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: