Adultos: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito -
Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Lição 07: Benignidade: um escudo protetor contra as
porfias
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Benignidade: um escudo
protetor contra as porfias.
-
Depois, para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Revesti-vos de Benignidade”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica: Revesti-vos de Benignidade
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre benignidade.
Material:
02
cabides
Alfinetes
02
peças de roupa de tecido ou feita de papel, o modelo fica ao seu critério:
-
Peça de roupa 01: Nela devem estar fixadas com alfinetes as palavras: ira, cólera,
malícia, maledicência, palavras torpes e mentira.
-
Peça de roupa 02: Nela devem estar fixadas as palavras: misericórdia, benignidade,
humildade, mansidão e longanimidade.
Procedimento:
-
Apresentem a peça de roupa 01, pendurada num cabide.
-
Pequem a peça de roupa e peçam para que um aluno vista.
-
Leiam cada palavra e falem que estas características são da velha natureza
pecaminosa. Mas, a pessoa que aceitou a Cristo tem mudança em sua vida e a Sagrada
Escritura recomenda:
“Mas agora, despojai-vos também de tudo: da
ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os
seus feitos”(Colossenses 3. 8,9).
-
Peçam para que o aluno retire esta peça de roupa.
-
Falem: Mas, do que a Bíblia adverte que devemos nos revestir?
-
Agora, peçam que o aluno vista a outra peça de roupa.
-
Em seguida, solicitem que um aluno leia: “Revesti-vos pois, como eleitos de
Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade,
mansidão, longanimidade”(Cl 3.12).
-
À medida que o versículo for lido, vocês colocam as palavras na roupa: misericórdia,
benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.
-
Enfatizem que as atitudes de uma vida transformada são diferentes, pois o
Espírito opera para que tenhamos uma vida santa.
-
Segurando o cabide com a peça de roupa 02, falem: Esta é uma peça que não pode
faltar no seu guarda-roupa.
-
Por fim, apontem para a palavra “benignidade” e falem que é sobre a benignidade
o tema da aula de hoje.
Por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Tecnologias
na EBD
A comunicação é algo imprescindível
na vida do ser humano, tendo em vista viver em sociedade. Conviver com seus
pares requer que haja o ato comunicativo e dessa forma conhecemos, deste os
tempos idos, formas diferenciadas deste processo e que com o passar do tempo
foi se desenvolvendo de forma vasta e rápida.
Mecanismos
e tecnologias foram desenvolvidos, e, na era moderna e pós-moderna, com a
introdução dos computadores e internet, constata-se o elevado sistema de
informações e comunicação abrangendo as diversas áreas do relacionamento
humano, quer seja na economia, na saúde, na educação e tantos outros.
As
TICs (Tecnologia da Informação e da Comunicação) estão presentes na Educação
como uma estratégia pedagógica adicional para que haja melhoria na transmissão
dos conteúdos.
Na
EBD(Escola Bíblica Dominical) também as tecnologias devem ser inseridas no
processo de ensino e aprendizagem. Para isto, alguns pontos devem ser
observados para a utilização:
-
Local disponível: é interessante que os recursos tecnológicos sejam utilizados
em local apropriado. É inadequado o uso dentro do templo, pois chama atenção de
outras classes. Caso a Igreja não disponibilize um local reservado para este
fim, procure outro espaço, organizando para a aula, com antecedência. Procure
agendar previamente o espaço e o equipamento com o superintendente.
-
Saber utilizar a ferramenta ou pedir ajuda: o professor deve investigar o
potencial da tecnologia e como manuseá-la. Saiba como utilizar as ferramentas
da internet, como email, blog, facebook etc para manter-se conectado ao mundo
virtual com seus alunos, explorando estes elementos a favor do ensino da EBD e
formação de vínculos. Caso você vá usar algum equipamento e não tem segurança,
peça ajuda a alguém que conheça (outro professor, os alunos) – fazer esta
parceria é um sinal de sabedoria.
-
Trocar experiências: converse com colegas que já utilizam as tecnologias,
procurando saber os pontos positivos e negativos, as dificuldades, os
resultados na aprendizagem.
- Inserção
no Planejamento de Aula: o professor precisa avaliar qual tipo de tecnologia
deve utilizar em determinado assunto e variar a forma de utilização.
-
Tenha sempre outra atividade em caso de falta de energia, problemas no
equipamento: é muito importante que o professor tenha um plano B, isto é, outra
forma de trabalhar o conteúdo, pois na falta de energia ou equipamento que não
funciona, você não será pego de surpresa e já terá outra estratégia
planejada para ministrar a aula.
-
Aprofundar no conhecimento da tecnologia: há muitos cursos que são oferecidos,
inclusive a preços módicos. Inscreva-se e tome posse deste conhecimento,
mergulhe e aprofunde-se. Na internet é possível também encontrar os tutoriais,
que explicam o passo a passo de como utilizar programas e recursos. Se você já
sabe utilizar, encoraje outros a fazê-lo.
A
tecnologia não substitui o professor, nem a participação dos alunos na aula,
sua utilização deve ser entendida como facilitador da aprendizagem. Se você
julga ou tem certeza que a tecnologia atrapalha a tarefa de ensinar, é porque
você ainda não sabe utilizá-la ou ainda não entendeu para que serve como
estratégia de ensino.
Então,
fique atento as observações expostas neste texto. Procure dinamizar o ensino,
utilizando estratégias diferenciadas para que haja maior retenção da
aprendizagem da Palavra de Deus.
Por Sulamita Macedo.
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