Juvenis –
Currículo do Ano 3: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores
Lição 09: Habacuque
– as Queixas de um Profeta
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Habacuque – as Queixas de
um Profeta.
- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Não deixe a bola cair”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Não
deixe a bola cair
Objetivos:
Promover integração do grupo
Exercitar a oração
Material:
01 bexiga( balão de aniversário)
¼ da folha de papel ofício
01 caneta para cada aluno
Procedimento:
- Entreguem 01 bexiga vazia e ¼ da folha de papel
ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles escrevam um pedido de oração
no papel fornecido por vocês e coloquem-no dentro da bexiga e encham a bola.
Não se esqueçam de pedir para que os alunos identifiquem-se tanto no pedido de
oração como também na bola.
- Solicitem que fiquem em círculo e oriente-os para
que joguem as bolas para cima, não deixando que caiam, durante aproximadamente
1 minuto.
- Ao término do tempo estabelecido, orientem para
que cada aluno pegue uma bola que não seja a sua e jogue-a para cima, não
deixando que caia, durante 1 minuto(no máximo).
- Perguntem: O que
Quando terminar esse tempo, falem que este momento
representa o esforço e a persistência que devemos ter quanto intercedemos por
alguém.
- Agora, cada aluno deverá estar com uma bola, que
não é a sua, e deverá estourá-la, pegar o pedido do colega e orar por ele
durante a semana.
- Finalizem, lendo:
“...Orai uns pelos outros... a oração feita por um
justo pode muito em seus efeitos”. Tg 5.16
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário