Jovens: A Igreja de Jesus Cristo - Sua Origem,
Doutrina, Ordenanças, Missão e Destino Eterno
Lição 10: A Missão Social da Igreja
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo
um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição:
A Missão Social da Igreja.
- Para introduzir o estudo do
tema, utilizem a dinâmica “Missão
Social”.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Missão Social
Objetivos:
Introduzir o estudo sobre a
missão social da igreja.
Refletir sobre ajuda aos
necessitados
Material:
Chocolates para a metade da
turma
Obs: vocês se desejarem podem substituir o
chocolate por pãezinhos, fatia de bolo etc.
Procedimento:
- Distribuam chocolates
somente para a metade da turma. E, continuem falando sobre o tema da aula e
observem as reações dos alunos.
Alguém certamente falará que
não recebeu, outro vai dizer que quer receber, outro vai questionar porque não tem
para todos etc.
Então, falem: As condições
financeiras não são iguais para todos, há pessoas que tem o que comer
diariamente, outras que estão passando por situações difíceis.
- Mas, perguntem: Como
podemos resolver esta situação dos chocolates vivenciada, agora, por vocês?
Aguardem que algum aluno
tenha a iniciativa de repartir o chocolate com o colega, caso isto não
aconteça, solicitem que os alunos dividam o chocolate com os que não possuem.
- Depois, falem: É assim que
deve ser nosso comportamento com aqueles que estão passando necessidade, o amor
em ação nada mais é que a solidariedade.
- Agora, trabalhem os pontos
levantados na lição.
- Para finalizar a aula,
organizem, com seus alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer
seja de alimento, de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação
social não seja pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou
individualmente. Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa
forma, pois é comum atender aos necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário