Adultos: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito -
Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Lição 08: A bondade que confere vida
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: A bondade que confere vida.
-
Introduzam o estudo do tema, utilizando a dinâmica “Eu,
um samaritano!”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Quando
falarem sobre o aborto, utilizem a dinâmica “A
Vida por um fio”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção!
Professores da classe dos novos convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica:
Eu, um samaritano!
Objetivo:
Refletir sobre a prática da ação social individual ou coletiva.
Material:
Bíblia
Material humano: 06 pessoas:
o narrador, o homem espancado, o sacerdote, o levita, o samaritano e o
hospedeiro.
Procedimento:
- Organizem 06 alunos para
realizar uma encenação rápida da parábola do Bom Samaritano. Normalmente este
tipo de apresentação é chamada de “esquete”, por ser considerado um teatro
ligeiro, que ocorre no máximo em 10 minutos e sem muito aparato.
- O texto da parábola
encontra-se em Lc 10. 30 a 35. Enquanto o narrador estiver lendo, os demais
“atores” deverão realizar as ações descritas no texto.
- Após a encenação, reflitam
sobre qual tem sido nossa atitude diante daquele que necessita de socorro.
Leiam Tg 2. 15 a 17.
- Organizem, com seus
alunos, ações para atendimento a pessoas necessitadas, quer seja de alimento,
de visita, de remédio, de roupas etc. Espera-se que esta ação social não seja
pontual, mas algo sistemático a ser realizado pela classe ou individualmente.
Creio que há resistência de realização de um trabalho dessa forma, pois
costuma-se atender aos necessitados em situações eventuais.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
A Vida por um fio
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre o aborto.
Material:
01 tesoura
01 novela de linha ou cordão
Procedimento:
- Organizem a turma em
círculo. O condutor da dinâmica deve ficar dentro do círculo.
- Depois, apresentem as
seguintes orientações:
Com este novelo de linha ou
cordão não vamos forma uma teia, mas um círculo, onde cada pessoa tem o cordão
enrolado no dedo indicador da mão esquerda e direita.
O primeiro aluno enrola o
cordão no dedo indicador da mão esquerda.
Depois, ele passa o novelo
de cordão para o colega da direita, que enrolá o cordão no dedo indicador da
mão direita do colega da esquerda e em seguida no seu e continua com o mesmo
procedimento, até que todos estejam com 02 dedos enrolados com o cordão.
Deve haver um espaço de
cordão entre uma mão e outra de mais ou menos 40 cm.
- Depois, falem: Este cordão
representa o fio da vida.
- Com uma tesoura na mão, o
condutor da dinâmica deve cortar o fio da vida de alguns alunos. Para tanto,
corte o cordão entre as duas mãos do aluno.
- Falem: Aqui,
simbolicamente cortamos o fio da vida de vários colegas. Mas, uma mulher
grávida decide por cortar o fio da vida de um ser indefeso e inocente,
provocando um aborto, exterminando uma vida, que somente Deus pode tirá-la.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Os
10 mandamentos do Professor da Escola Dominical
1 - Não terás outra doutrina
além da Bíblia Sagrada.
2 - Não darás aula sem
apresentar figuras, imagens, ilustrações e outros recursos pedagógicos para
melhorar o aprendizado.
3 - Não tornarás o momento
da aula em vão, com uma aula desprovida de conteúdo e sem metodologia criativa.
4 - Reservarás somente o
sábado para preparar a aula? Nunca!!! A preparação deve acontecer durante a
semana.
5 - Honrarás a presença dos
alunos, com apresentação de conteúdo significativo e aulas prazerosas,
participativas e dinâmicas.
6 - Não matarás o desejo do
aluno de aprender. Ao contrário, estimularás o aluno a participar da aula,
apresentando informações e realizando perguntas.
7 - Não adulterarás as
informações sobre o tema da aula, com interpretações duvidosas, descabidas e
desnecessárias.
8 - Não furtarás a atuação
do Espírito Santo, com uma vida cristã sem oração, comunhão com Deus e leitura
bíblica.
9 - Não farás falso
testemunho de si mesmo, com palavras que não condizem com suas ações. Serás o
exemplo daquilo que ensinas.
10 - Não cobiçarás o
conhecimento do outro. Procurarás também estudar a Palavra de Deus com
seriedade, preparando-te para ministrar aulas com conteúdos e métodos
adequados.
Por Sulamita Macedo.
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