Adolescentes –
Currículo do Ano 1: Cremos
Lição 11:
Numa Vida de Santidade
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem que nesta aula vamos estudar que cremos que devemos ter uma vida de
santidade.
-
Perguntem: O que é santidade?
Aguardem
as respostas. Depois, organizem uma definição sobre santidade a partir das
ideias dos alunos.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, buscando o envolvimento do aluno com a aula e
contextualizando com a vida dele.
É
interessante que os alunos expressem suas vivências de forma objetiva sobre
aquilo que eles observam e praticam em casa, na igreja, na escola, na internet
quanto ao que falam e ouvem e fazem.
Sendo assim, a aprendizagem será mais significativa.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Corpo
e Mente”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Corpo e Mente
Objetivos:
Refletir
sobre atitudes negativas quanto ao corpo e a mente.
Promover
mudança de comportamento
Material:
01
folha de papel madeira
01
rolo de fita adesiva
¼
de uma folha de papel ofício para cada aluno
01
saco para lixo
Procedimento:
-
Coloquem a folha de papel madeira no piso da sala e peçam para que um aluno
deite sobre ela; outro aluno deve fazer o contorno do corpo do colega usando um
pincel atômico.
-
Fixem esta folha no quadro.
-
Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Peçam para que os alunos escrevam ações que normalmente as pessoas praticam
quanto ao corpo e mente, que precisam ser melhoradas tanto a nível pessoal,
familiar e na Igreja, no relacionamento com os colegas na escola e na internet.
-
Peçam para que os alunos fixem os papéis no desenho corporal.
-
Depois, leiam: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a
vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para
que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho
falado”(João 15:1-3).
-
Solicitem para que os alunos retirem e coloquem na lixeira os papéis contendo
estas atitudes apontadas por eles. Colocar na lixeira significa a retirada, o
descarte daquilo que não serve para o cristão, simbolizando a limpeza, a
pureza, a santidade requerida para os salvos.
-
Agora, falem: Já que foram retiradas as coisas inadequadas, então vamos agora
escrever dentro do corpo aquilo que deve permanecer: o que é bom e apropriado
para o cristão.
-
Para finalizar, leiam:
“Mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver”(1 Pedro 1:15).
Por
Sulamita Macedo.
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