Adultos: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito -
Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Lição 13: Uma Vida de Frutificação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entenderão que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Uma Vida de Frutificação.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Árvore
Frutífera”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Vejam
abaixo 02 sugestões para a conclusão do Trimestre!
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica:
Árvore Frutífera
Objetivo:
Refletir
sobre o cuidado que devemos ter com nossa vida espiritual e moral.
Material:
01 cópia do texto Plantando
Boas Sementes para cada aluno.
½ folha de papel ofício para
cada aluno
Procedimento:
– Leiam o texto “Plantando
Boas Sementes”(postado abaixo).
Como principiante no jardim, logo
aprendi que um terreno não cultivado era impróprio para a plantação de sementes
e para o crescimento. Mas quando plantei boas sementes numa terra bem
preparada, o sol e a chuva fizeram a sua parte, até que veio a colheita.
Um terreno bem preparado, as sementes
certas e a bênção de Deus são essenciais para a produção de frutos, não somente
num jardim, mas também na vida cristã.
O profeta de Deus, Oseias, pregou
este princípio ao povo de Israel. Eles haviam semeado sementes de maldade e
confiavam nos seus próprios caminhos, em vez de confiar em Deus. Então eles
comeram os frutos amargos de mentiras, especialmente a mentira de que a sua
própria de que sua segurança e sucesso vinham da sua própria força militar(Oseias
10.13).
Oseias rogou a Israel para seguirem
a Deus – deixaram o terreno endurecido dos seus corações e “buscar ao Senhor”.
Se eles semeassem justiça, iriam colher a misericórdia do Senhor e Ele faria
chover bênçãos sobre eles.
Está o solo do seu coração resistindo a
Deus e à Sua Palavra, em vez de ser receptivo(a)? Está você confiando na sua
própria maneira de viver em vez de confiar em Deus? Então é tempo de buscar o
Senhor em sincero arrependimento, semear atos e atitudes certas na sua vida e
crescer espiritualmente. Acima de tudo, dependa do poder de Deus e não do seu
próprio para que sua vida seja frutífera. JonieYoder
Fonte do texto: Nosso
Pão Diário.
– Em seguida, distribuam a
metade da folha de papel ofício para cada aluno.
– Orientem para que eles
desenhem uma semente (do lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do
lado direito).
– Agora, solicitem que eles
façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno
deverá escrever em que ou quem está alicerçado. Está firmado em Deus ou sua fé
está cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte
quer derrubá-la?
No solo, deverá escrever
qual o tipo de solo em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como
este solo tem sido tratado para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá
desenhar frutos. Que tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore
espiritual. Como tem se apresentado em todas as estações de sua vida?
– Depois, falem: Temos
plantando boas sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus?
Não façamos como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou
Deus.
– Para finalizar, leiam:
João 15. 5 “Eu sou a
videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto,
porque sem mim nada podeis fazer”.
Mateus 12.33b “… pelo fruto
se conhece uma árvore”.
Salmo 1. 1 a 3
“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se
detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá seu fruto
na estação própria e cujas folhas não caem,
e tudo quanto fizer prosperará”.
Sugestão
para a conclusão do trimestre:
Apresento
como sugestão 02 dinâmicas, escolha 01 delas para fazer a conclusão do
trimestre.
1
- Dinâmica: A Bagagem
Objetivo:
Refletir sobre a importância
da frutificação espiritual na vida cristã.
Material:
Texto “A Bagagem”(postado
abaixo)
01 mala pequena
01 mala grande
01 malinha bem pequena de
plástico, que você encontra nas lojas de aniversário, tipo essa do lado.
Palavras digitadas: Amizade,
Amor, Raiva, Incompreensão, Medo, Pessimismo, Desânimo, Sorriso, Outro Sorriso,
Mais Outro Sorriso, Felicidade, Tristeza, Paciência, Esperança, coragem,
Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância, Bom humor, Preocupação.
Também digitem as 09 partes
do Fruto do Espírito Santo (Gl 5.22) e as 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21).
Procedimento:
1 - Antes da aula: Coloquem
todas estas palavras dentro da mala grande, pregadas com fita adesiva para
facilitar a procura das palavras. Com um clips junte as 09 partes do Fruto do
Espírito e com outro as 16 obras da carne e coloquem dentro da mala.
2 - Durante a aula: Escolham
uma pessoa para ler o texto “A Bagagem” e outra para realizar as ações
apontadas no texto. As orientações em itálico são minhas, não fazem parte do
texto original.
Texto
de Reflexão “A Bagagem”
Quando sua vida começa, você tem apenas
uma mala pequenina na mão. (neste momento
mostre a mala pequena).
À medida
em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas
coisas que você recolhe pelo caminho, achando que é importante. (Peguem a mala grande).
A um
determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas
coisas. Pesa demais (andar como se mala
realmente estivesse pesada). Então você pode escolher:
Ficar
sentado à beira do caminho (se possível
se sentar), esperando que alguém o ajude, o que é difícil. Pois, todos que
passarem por ali já terão sua própria bagagem. Você pode ficar a vida inteira esperando,
até que seus dias acabem.
Ou
você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas, o que tirar? Você começa
tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro… Amizade… Amor… Nossa! Tem
bastante! É curioso, não pesa nada!. (comecem
a tirar as palavras à medida que forem mencionadas).
Mas
tem algo pesado. Você faz força para tirar. É a raiva, como ela pesa.
Aí
você começa a tirar, tirar e aparecem à incompreensão, o medo, o pessimismo.
Nesse
momento, o desânimo quase te leva para dentro da mala. Mas, você puxa-o para
fora com toda a força e aparece um sorriso, que estava sufocada no fundo de sua
bagagem.
Pula
para fora outro sorriso e mais outro sorriso e ai sai a felicidade.
Você
coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a tristeza.
Agora,
você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar
bastante…
Então
procurem o resto, esperança coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade,
tolerância, bom humor. (As 09 partes do
Fruto do Espírito, ao retirar leia cada uma).
Tira
a preocupação também, e deixe de lado. Depois você pensa o que fazer com ela… ( as 16 obras da carne, ao retirar leia cada uma).
Bem, sua bagagem está pronta para
ser arrumada de novo! Mas pense bem o que você vai colocar lá dentro!
Agora
é com você… E não se esqueça de fazer isso mais vezes… Pois, o caminho é muito,
muito longo.
Autoria do texto
desconhecida.
3 – Agora, sugiram aos
alunos para que “arrumem a mala”, colocando as palavras que merecem estar no
nosso caminhar na vida cristã, enfatizem a importância das 09 partes do Fruto
do Espírito.
4 – Para concluir, entreguem
para cada aluno, 01 malinha bem pequena de plástico com o versículo de Mateus
11. 28 a 30.
Por Sulamita Macedo.
2
- Dinâmica: Que tipo de vaso és?
Objetivo:
Refletir sobre vasos de honra e desonra.
Material:
02 vasos de barro do mesmo
tamanho e forma
02 tipos de sementes
Versículos digitados sobre
as obras da carne e o fruto do Espírito.
Procedimento:
- Apresentem para os alunos
os 02 vasos.
- Falem: Eles são iguais, no
tamanho, na forma e no material.
- Perguntem: Mas, o que pode
diferenciar estes dois vasos?
- Passem os dois vasos para
os alunos observarem qual o conteúdo deles.
Os alunos vão encontrar
sementes.
- Falem: O apóstolo Paulo
menciona vasos de honra e desonra, numa analogia ao tipo de atitude dos crentes
e dos mestres.
- Depois, leiam II Tm 2.20 e
21:
“Ora, numa grande casa não
somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para
honra, outros, porém, para desonra.
De sorte que, se alguém se
purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do
Senhor, e preparado para toda a boa obra”.
- Falem: Se o vaso
representa a vida de uma pessoa, qual o resultado da germinação destas
sementes?
- Pequem um vaso, afastem as
sementes e aparecerá um pequeno papel contento os versículos de Gl 5. 19 a 21.
Leiam os versículos:
“Porque as obras da carne
são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas,
dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas
semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que
os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
- Pequem o outro vaso,
afastem as sementes e aparecerá um pequeno papel contento os versículos de Gl
5. 22. Leia o versículo:
“Mas o fruto do Espírito é:
amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão,
temperança”.
- Observaram a diferença
entre um vaso de honra e de desonra. O vaso de sua vida está cheio de qual tipo
de sementes?
- Para finalizar, leiam:
“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra”(I Ts
4.4).
Por Sulamita Macedo.
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