Adultos: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito -
Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Lição 12: Quem ama cumpre plenamente a Lei Divina
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entenderão que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Quem ama cumpre plenamente a
Lei Divina.
-
Introduzam o estudo sobre o tema, colocando no quadro a figura abaixo, analisem
a situação dentro da perspectiva do amor em oposição as obras da carne:
-
Depois, utilizem a dinâmica “O Mandamento do Amor”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para Concluir, utilizem a dinâmica “A Marca do Discípulo”.
Vejam
abaixo 02 sugestões para a conclusão do Trimestre!
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica:
O Mandamento do Amor
Objetivo:
Apresentar os 10 mandamentos e enfatizar que se resumem em amar a Deus e ao
próximo.
Material:
01 relação dos 10
mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras digitadas: Amor,
Deus, Próximo
01 coração de tamanho médio
(vermelho) feito de cartolina ou EVA
01 coração pequeno para cada
aluno
01 quadro branco ou outro
tipo
Procedimento:
- Distribuam os 10
mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
- Peçam para que os alunos
apontem quais os mandamentos que se referem a Deus e ao próximo.
- Dividam o quadro em 02
colunas, numa escreva DEUS, na outra a palavra PRÓXIMO.
Peçam para que os alunos
fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele escolher.
Espera-se que o resultado
seja este: os 04 primeiros fazem referência a Deus e 06 últimos ao próximo.
Não terás outros deuses
diante de mim
Não farás para ti imagem de
escultura
Não tomarás o nome do Senhor
teu Deus em vão
Santificarás o sábado
Honra a teu pai e a tua mãe
Não matarás
Não adulterarás
Não furtarás
Não dirás falso testemunho
Não cobiçarás
- Depois, solicitem que
leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos 10 mandamentos: Amar a
Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás, pois, ao Senhor teu
Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento,
e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo,
semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro
mandamento maior do que estes”.
- Falem: Os 4 primeiros
mandamentos fazem referência ao relacionamento vertical, isto é, com Deus, a
parte espiritual. Os 6 últimos referem-se ao relacionamento horizontal, com o próximo, a parte social.
- Em seguida, coloquem um
coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
- Perguntem: A quem amamos?
Aguardem as respostas, que
deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos etc., mas que se
resumem em: a Deus e ao Próximo.
- Então, coloquem as
palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
- Falem que o AMOR é o que
nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de amor ao próximo.
- Falem: O que fazemos para
o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus, conforme lemos em I Jo 3:17-18:
“Quem, pois, tiver bens do
mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como
estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de
língua, mas por obra e em verdade”.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
A Marca do Discípulo
Objetivo:
Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de Jesus.
Material:
01 coração pequeno para cada
aluno
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo
homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração
era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem
idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele
havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu
coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que
era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua
vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos
concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em
ação”(autoria desconhecida).
Leiam João 3.16 “Porque Deus
amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele
que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um
coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos
alcançados.
- Também afirmem que é pelo
amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou:
Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos
outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos
amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os
alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor
podemos compartilhar com os outros?
Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos
fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na
verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos
troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca
de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre
as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
Apresento
como sugestão 02 dinâmicas, escolha 01 delas para fazer a conclusão do
trimestre.
1
- Dinâmica: A Bagagem
Objetivo:
Refletir sobre a importância
da frutificação espiritual na vida cristã.
Material:
Texto “A Bagagem”(postado
abaixo)
01 mala pequena
01 mala grande
01 malinha bem pequena de
plástico, que você encontra nas lojas de aniversário, tipo essa do lado.
Palavras digitadas: Amizade,
Amor, Raiva, Incompreensão, Medo, Pessimismo, Desânimo, Sorriso, Outro Sorriso,
Mais Outro Sorriso, Felicidade, Tristeza, Paciência, Esperança, coragem,
Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância, Bom humor, Preocupação.
Também digitem as 09 partes
do Fruto do Espírito Santo (Gl 5.22) e as 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21).
Procedimento:
1 - Antes da aula: Coloquem
todas estas palavras dentro da mala grande, pregadas com fita adesiva para
facilitar a procura das palavras. Com um clips junte as 09 partes do Fruto do
Espírito e com outro as 16 obras da carne e coloquem dentro da mala.
2 - Durante a aula: Escolham
uma pessoa para ler o texto “A Bagagem” e outra para realizar as ações
apontadas no texto. As orientações em negrito e itálico são minhas, não fazem
parte do texto original.
Texto
de Reflexão “A Bagagem”
Quando sua vida começa, você tem apenas
uma mala pequenina na mão. (neste momento mostre a mala pequena).
À medida
em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas
coisas que você recolhe pelo caminho, porque pensa que é importante. (Peguem a
mala grande)
A um
determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas
coisas. Pesa demais (andar como se mala realmente estivesse pesada).Então você
pode escolher:
Ficar
sentado à beira do caminho (se possível se sentar), esperando que alguém o
ajude, o que é difícil. Pois todos que passarem por ali já terão sua própria
bagagem. Você pode ficar a vida inteira esperando, até que seus dias acabem.
Ou
você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar? Você começa
tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro… Amizade… Amor… Nossa! Tem
bastante! E curioso, não pesa nada!(comecem a tirar as palavras à medida que
forem mencionadas).
Mas
tem algo pesado. Você faz força para tirar. É a raiva, como ela pesa.
Aí
você começa a tirar, tirar e aparecem à incompreensão, o medo, o pessimismo.
Nesse
momento, o desânimo quase te leva para dentro da mala. Mas você puxa-o para
fora com toda a força, e aparece um sorriso, que estava sufocada no fundo de
sua bagagem.
Pula
para fora outro sorriso e mais outro sorriso, e ai sai à felicidade.
Você
coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a tristeza.
Agora,
você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar
bastante…
Então
procurem o resto, esperança coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade,
tolerância, bom humor. (As 09 partes do Fruto do Espírito, ao retirar leia cada
uma).
Tira
a preocupação também, e deixa de lado. Depois você pensa o que fazer com ela… (
as 16 obras da carne, ao retirar leia
cada uma).
Bem, sua bagagem está pronta para
ser arrumada de novo! Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro!
Agora
é com você… E não se esqueça de fazer isso mais vezes… Pois o caminho é Muito,
muito longo.
Autoria do texto
desconhecida.
3 – Agora, sugiram aos
alunos para que “arrumem a mala”, colocando as palavras que merecem estar no
nosso caminhar na vida cristã, enfatizem a importância das 09 partes do Fruto
do Espírito.
4 – Para concluir, entreguem
para cada aluno, 01 malinha bem pequena de plástico com o versículo de Mateus
11. 28 a 30.
Por Sulamita Macedo.
2
- Dinâmica: Que tipo de vaso és?
Objetivo:
Refletir sobre vasos de honra e desonra.
Material:
02 vasos de barro do mesmo
tamanho e forma
02 tipos de sementes
Versículos digitados sobre
as obras da carne e o fruto do Espírito.
Procedimento:
- Apresentem para os alunos
os 02 vasos.
- Falem: Eles são iguais, no
tamanho, na forma e no material.
- Perguntem: Mas, o que pode
diferenciar estes dois vasos?
- Passem os dois vasos para
os alunos observarem qual o conteúdo deles.
Os alunos vão encontrar
sementes.
- Falem: O apóstolo Paulo
menciona vasos de honra e desonra, numa analogia ao tipo de atitude dos crentes
e dos mestres.
- Depois, leiam II Tm 2.20 e
21:
“Ora, numa grande casa não
somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para
honra, outros, porém, para desonra.
De sorte que, se alguém se
purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do
Senhor, e preparado para toda a boa obra”.
- Falem: Se o vaso
representa a vida de uma pessoa, qual o resultado da germinação destas
sementes?
- Pequem um vaso, afastem as
sementes e aparecerá um pequeno papel contento os versículos de Gl 5. 19 a 21.
Leiam os versículos:
“Porque as obras da carne
são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas,
dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas
semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que
os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
- Pequem o outro vaso,
afastem as sementes e aparecerá um pequeno papel contento os versículos de Gl
5. 22. Leia o versículo:
“Mas o fruto do Espírito é:
amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão,
temperança”.
- Observaram a diferença
entre um vaso de honra e de desonra. O vaso de sua vida está cheio de qual tipo
de sementes?
- Para finalizar, leiam:
“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra”(I Ts
4.4).
Por Sulamita Macedo.
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