Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Pré-Adolescência, que fase é essa?
Lição 01: Uma
Nova Fase
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal
e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o tema do trimestre: Pré-Adolescência, que fase é essa?
- Peçam para que os alunos
abram a lição bíblica no índice e falem: estes são os assuntos que serão
abordados durante este trimestre.
- Apresentem o título da lição
01: Uma
Nova Fase.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Quem é você?”
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Quem é você?
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre as características da puberdade.
Material:
02 folhas de papel madeira
02 pincéis atômicos
01 espelho
Procedimento:
- Dividam a turma em 02
grupos: 01 de meninas e outro de meninos.
- Entreguem para cada grupo
01 folha de papel madeira e 01 pincel atômico.
- Forneçam as seguintes
orientações para os grupos: Desenhar o contorno de um menino e de uma menina
sobre uma folha de papel madeira, para tanto peçam para que um menino deite-se
sobre a folha e outro colega faz o contorno do corpo com um pincel
atômico. As meninas farão o mesmo
procedimento.
- Falem: Neste trimestre,
vamos estudar neste trimestre sobre várias lições que se referem ao
conhecimento de si mesmo, isto é, quem é você.
- Falem: Vocês estão
deixando de ser crianças e estão entrando na adolescência. Estão passando por
uma série de mudanças corporais e psicológicas.
- Mostrem um espelho e peçam
para que se olhem e falem sobre o que estão vendo(características corporais).
- Escrevam estas
transformações apontadas pelos alunos dentro de cada desenho do menino e da
menina, de acordo com o sexo.
- Falem sobre as mudanças
que eles estão passando, a nível corporal e psicológico, características
próprias desta fase da vida.
- Agora, vocês estudam sobre
os pontos levantados na lição.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário