Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Quem é Deus
Lição 12: O
Consolador
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem: Nesta lição, vamos
estudar sobre o Espírito Santo – o Consolador.
- Depois, apliquem a dinâmica “Mora e está em mim”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, buscando o envolvimento do aluno com a aula e
contextualizando com a vida dele.
É
interessante que os alunos expressem suas vivências de forma objetiva sobre
aquilo que eles observam e praticam em casa, na igreja, na escola, na internet
quanto ao que falam e ouvem e fazem.
Sendo assim, a aprendizagem será mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Mora e está em mim
Objetivo:
Ilustrar
a presença do Espírito Santo na vida daquele que recebe Jesus como salvador.
Material:
01
vaso de barro pequeno
01
caixa revestida com papel dourado
¼
de uma folha de papel ofício com o nome Espírito Santo.
Procedimento:
-
Leiam Gn 2.7a: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra...”
-
Apresentem um vaso de barro e falem que este objeto representa nosso corpo, as
pessoas, a humanidade.
Observação:
dentro do vaso deve estar a caixa dourada.
-
Falem: O homem gozava de um relacionamento precioso com Deus, mas com o pecado,
o homem perdeu este tesouro (retire a caixa dourada do vaso).
O
homem perdeu a comunhão com Deus e ficou separado dEle, porém Deus por seu
grande amor proveu a religação, através da salvação por meio de Jesus Cristo.
Há dois grupos: os que não aceitam, preferindo permanecer sem o tesouro e os
que aceitam, optando pelo resgate do tesouro.
Leiam
II Co 4. 4, 5 e 7 e falem: Os que aceitam Jesus como Salvador, tem dentro de si
um tesouro(coloquem a caixa dourada dentro do vaso).
-
Então, retirem do vaso a caixinha dourada e peçam para que 01 aluno abra pra
ver o que é o tesouro. O aluno deverá ler o que contém o papel: Espírito Santo.
-
Para confirmar isto, leiam João 14:16-17:
“E
eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco
para sempre;
O
Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o
conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós”.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário