Juvenis –
Currículo do Ano 3: Conselhos sociais e espirituais dos profetas menores
Lição 11:
Ageu – o Povo da Aliança tem uma responsabilidade com Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Ageu – o Povo da Aliança tem
uma responsabilidade com Deus.
- Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Quando vocês trabalhem sobre a prioridade que Deus
exigia do povo quanto à reconstrução do templo ao invés do tempo, esforço e
investimento em suas próprias casas, utilizem a dinâmica “Prioridades”.
Ainda quanto a este tema, sugiro a utilização de um
hino “Glória da Segunda Casa” de Fernanda Brum. Aproveitem a oportunidade e
falem sobre o que diferenciava a segunda casa da primeira. Leiam Ag. 2. 3 a 9.
Vocês podem apenas ler o hino ou se possível cantar
com a turma, acompanhado ou não do CD ou de alguém que toque um instrumento.
Vejam a letra abaixo.
Glória da segunda casa - Fernanda Brum
Estou reconstruindo meu templo
Põe a tua glória aqui
Glória que não cabe em palácios
Porque foi feita pra mim
Não terei beleza apenas por fora
Quero o teu ouro em meu interior
Só assim verei tua glória meu Senhor
Eu quero a glória da segunda casa
A unção da segunda casa
O poder da segunda casa
Eu quero sobre mim
Quero sobre mim
O ouro da segunda casa
O mover da segunda casa
Porque a glória dessa casa
Não será passageira
Será maior que a da primeira
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Prioridades
Objetivos:
Ilustrar a importância das prioridades na vida
cristã.
Refletir sobre as prioridades na vida pessoal.
Material:
- 02 vasos transparentes de tamanho pequeno ou
médio.
- Aproximadamente ½ kg de arroz cru, a quantidade
depende do tamanho do vaso.
- 04 bombons tipo Serenata de Amor (pode ser mais,
depende do tamanho do vaso).
Importante! Façam esta dinâmica, primeiro, em casa
para ter certeza da quantidade de arroz e bombons que serão utilizados para as
duas situações descritas abaixo.
Procedimento:
Situação 01
- Apresentem 01 vaso transparente e coloquem dentro
os bombons, que por serem grandes, representam aquilo que é prioridade.
- Apresentem o arroz e perguntem: Esta quantidade
de arroz cabe dentro deste vaso?(aponte para o vaso que tem os bombons dentro).
Lembrem-se que a quantidade já deve ter sido testada por você em casa.
Aguardem as respostas. Certamente vão variar, mas a
normalmente as pessoas optam pelo não.
- Então, coloquem, com cuidado, o arroz até a borda
do vaso.
- Agora falem: Esta parte de arroz representa as
coisas menos importantes, por se tratar de vários elementos pequenos.
Situação 02
- Agora, faça o processo inverso. Peguem o outro
vaso, coloquem o arroz no vaso(a mesma quantidade da situação 01) e depois os
bombons, com as mesmas quantidades do procedimento anterior.
O que aconteceu?
Por que os bombons não cabem totalmente no vaso?
Os vasos são iguais, a quantidade de arroz e de
bombons foi igual a situação anterior. O que modificou?
Observem as respostas.
- Depois, falem:
Na situação 02 temos: O arroz que foi colocado em
primeiro lugar representa as coisas que demandam mais tempo, mais atenção, ficando
o que é prioritário com pouco espaço ou até mesmo sem espaço.
Na situação 01 temos: Os bombons em primeiro lugar
representando as prioridades e o restante de espaço cabem todas as outras
coisas(o arroz).
- Concluam falando sobre a importância do que é
prioritário na vida cristã, o serviço para o mestre, o compromisso com o Reino
de Deus.
- Reflitam, ainda, com os alunos que isto também
pode acontecer em nossas vidas.
O que temos
como prioridade?
Estamos acomodados, indiferentes, apresentando
desculpas e invertendo prioridades?
- Leiam Mt 6.33: “Mas buscai primeiro o reino de
Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
- Concluam, afirmando que Deus estava requerendo do
povo através do profeta Ageu, a prioridade com sua obra, isto é, a reconstrução
do templo.
Leiam: Ag 1. 2 a 6. Depois, reflitam sobre o que
aconteceu com o povo quando deram prioridade aos seus negócios em detrimento da
obra de Deus.
Dinâmica adaptada por Sulamita Macedo
0 comentários:
Postar um comentário