Adolescentes –
Currículo do Ano 1: Cremos
Lição 12:
Na Vinda de Jesus, Boa Esperança
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a)
na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Falem que nesta lição vamos estudar que cremos na vinda de Jesus.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Arrumando a
Mala”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02
cartolinas
02
pincéis atômicos.
Procedimento:
- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam
uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.
-
Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.
-
Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
-
Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para
que parem de escrever.
-
Várias situações podem acontecer:
1
– Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2
– Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando
objetos de mais necessidade.
3
– Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em
pouco tempo.
Observação:
Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da
Vinda de Jesus.
-
Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a
preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos.
Vejamos:
Para
a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações
no tempo para a preparação.
Para
a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o
tempo e as ações.
Para
a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo
tendo sido avisado para se organizarem.
-
Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no
Arrebatamento.
-
Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de
hoje.
-
Então, comecem o estudo da lição.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário