Jovens: O
Sermão do Monte - A justiça sob a ótica de Jesus
Lição 01: As
Bem-Aventuranças
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o tema do
trimestre: O Sermão do Monte - A justiça sob a ótica de Jesus.
- Peçam para que os alunos
abram a lição bíblica no índice e falem: estes são os assuntos que serão
abordados durante este trimestre.
- Apresentem o título da lição
01: As
Bem-Aventuranças.
-
Falem: Na lição de hoje, vamos estudar sobre o discurso de Jesus, conhecido
como o Sermão da Montanha.
-
Para trabalhar o tema, utilizem a dinâmica “Caixa
da Felicidade”.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caixa da Felicidade
Objetivos:
Estudar
sobre as Bem-aventuranças.
Refletir
sobre a felicidade passageira e a espiritual.
Material:
-
Digitar estas 08 frases:
Bem-aventurado
os pobres de espírito
Bem-aventurado
os que choram
Bem-aventurado
os humildes
Bem-aventurado
os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus
Bem-aventurado
os misericordiosos
Bem-aventurado
os puros de coração
Bem-aventurado
os pacificadores
Bem-aventurado
os perseguidos por causa de Cristo.
01
caixa com tampa com o nome Caixa da Felicidade.
-
Papéis ofício branco ou colorido
-
01 coleção de lápis hidrocor
-
01 tubo de cola
-
01 tesoura
-
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
-
Apresentem a Caixa da Felicidade.
-
Falem: Nela contém formas de felicidade. Vamos conhecer agora algumas destas
maneiras de ser feliz.
-
Então, peçam para que os alunos falem sobre momentos que eles se sentiram mais
felizes.
Aguardem
os relatos e depois escrevam de forma resumida ou mesmo em uma frase ou palavra
que representem estes momentos felizes.
Colem
estas frases e/ou palavras na tampa da caixa(parte exterior).
-
Perguntem: Estes momentos de felicidade, que vocês citaram, como eles podem ser
classificados, isto é, eles são do aspecto material ou espiritual?
Observem
as respostas. Certamente a maioria vai estar no campo material.
-
Agora, precisamos abrir a Caixa da Felicidade!
-
Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia
para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.
-
Falem: No sermão, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta
palavra?
Observem
as respostas dos alunos e falem que no dicionário Michaelis significa: feliz.
Depois,
falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.
-
Agora, Falem: Vamos conhecer quem são as pessoas bem-aventuradas, felizes? Para
isto, peçam para que um aluno por vez tire um papel da caixa e leia para turma.
Depois,
coloquem no quadro cada expressão e falem: Aqui temos os bem-aventurados. Mas,
por que eles são bem-aventurados, felizes?
Estas
explicações para cada bem-aventurança devem ser acompanhadas da leitura bíblica
de Mateus 5.3 a 12, para que seja lida a complementação do versículo. Procurem
utilizar uma linguagem simples e mais próxima da realidade dos seus alunos, de
forma que seus alunos compreendam o real significado delas.
-
Perguntem: Em que se fundamenta a felicidade apresenta por Jesus? Em bens
materiais ou espirituais? Como podemos encontrá-la?
Aguardem
as respostas. Elas convergirão para o aspecto espiritual.
-
Para concluir, falem: Vamos pensar um pouco sobre esta questão: Por que as
bem-aventuranças estavam dentro da caixa?
Aguardem
as respostas.
Depois
falem: isto nos remete a algo interior, espiritual e que deve ser guardado com
cuidado, no sentido de ser preservado para que não se perca o foco da
felicidade, que encontramos somente em Jesus.
Por
Sulamita Macedo.
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