Adolescentes –
Currículo do Ano 1: Cremos
Lição 13: Em
Novos Céus e Nova Terra
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Falem que nesta lição vamos
estudar que cremos em Novos Céus e Nova Terra.
-
Depois, apliquem a dinâmica “A Nova
Jerusalém”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Nova Jerusalém
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a Nova Jerusalém, conhecendo suas características.
Material:
Palavras
e versículos para digitar(vejam no procedimento)
Tesoura
Fita
adesiva
Procedimento:
Antes
da aula:
Digitem
as características separadas das respostas e referências
Separem
cada uma delas
Depois
digitem somente as referências e separem cada uma delas
Durante
a aula:
-
Perguntem: Quem deseja morar na Nova Jerusalém?
Aguardem
as respostas. Espera-se que os alunos falem que desejar morar na Nova
Jerusalém, até porque é um desejo de todo salvo em Cristo.
-
Falem: É sobre a Nova Jerusalém o tema da lição de hoje. Que tal agora,
conhecermos suas características?
-
Entreguem para os alunos as referências e peçam para que eles procurem, leiam
silenciosamente e deixem marcado.
-
Enquanto isto coloquem no quadro as características(vejam abaixo em negrito),
sem as respostas e as referências.
Obs:
Estou colocando aqui as características, as respostas e as referências para
facilitar e orientar o trabalho do professor. Os alunos não deverão receber as
respostas.
Arquiteto/construtor):
Deus(Hb 11.10)
Fundamento:
12 fundamentos com os nomes dos 12 apóstolos(Ap 21.14)
Formato:
Cubo perfeito(Ap 21.16)
Tamanho:
12.000 estádios – o comprimento, largura e altura iguais(Ap 21.16)
Lugares:
Muitos lugares(Jo 14.2)
Materiais:
Jaspe, ouro puro(Ap 21. 18), 12 pedras
preciosas(Ap 21.19), pérola(Ap 21.21)
Localização
atual: No céu(Ap 21.2 e Gl 4.26)
Localização
futura: Novo céu e nova terra(Ap 21. 1 e 2)
Governo:
O próprio Deus(Ap 21.3)
Moradores:
os crentes que lavaram suas vestes no sangue do cordeiro, inscritos no livro da
vida(Ap 22.14)
Iluminação/lâmpada:
A glória de Deus(Ap 21.23)
Muro:
Alto com doze portas com os nomes das 12 tribos de Israel(Ap 21.12)
Praça:
De ouro com vidro resplandecente(Ap 21.21)
Rio:
Puro de água da vida(Ap 22.1)
Árvore
da vida: No meio da praça(Ap 22. 14 e 19) que produzirá 12 frutos por mês, as
folhas da árvores serão para saúde das nações
Trabalho:
Os seus servos o servirão(Ap 7.15, Ap 22.3)
-
Agora, leiam com os alunos cada característica e peçam em seguida que cada
aluno, que recebeu uma referência, leia e identifique qual característica se
relaciona com o versículo lido – outros colegas podem ajudar. Fixem a
referência ao lado de cada característica. Isto deve acontecer até que todas as
características sejam identificadas.
-
Ao terminar, falem: Ainda há tempo de se preparar para o Arrebatamento e como
consequência morar na Nova Jerusalém.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário