08
de março
Dia
Internacional da Mulher
Desejo que as homenagens deste dia se
prolonguem nos demais dias do ano.
Parabéns!
Com um
abraço, Sulamita Macedo.
Adultos: As Obras da Carne e o Fruto do Espírito - Como o crente pode vencer a verdadeira batalha espiritual travada diariamente
Lição 11: Vivendo de forma moderada
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as
sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Vivendo de forma moderada.
-
Falem que nesta lição vamos estudar mais uma parte do Fruto do Espírito - a
temperança(domínio próprio), contrapondo com duas obras da carne: a
prostituição e a glutonaria.
-
Introduzam o estudo sobre o tema, utilizem a dinâmica “Domínio Próprio”.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa
Observação: Homenagem às mulheres pelo seu dia
Se sua classe for composta por mulheres ou mista, não deixem de fazer uma
homenagem às mulheres pelo seu dia - 08 de março.l
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando".
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram
no marcador "Subsídio Pedagógico Discipulado 1" e
"Subsídio Pedagógico Discipulado 2", do currículo antigo. Façam bom
proveito!
Dinâmica: Domínio Próprio
Objetivo:
Refletir sobre domínio próprio.
Material:
01
martelo
01
prego
01
pedaço de madeira
01
caixa
Procedimento:
-
Leiam ou contem a história do menino relatada no texto “O Garoto, o Martelo e
os Pregos”.
O Garoto, o Martelo e os Pregos
Havia um garotinho que tinha um mau gênio. Seu
pai lhe deu um saco cheio de pregos e lhe disse que cada vez que perdesse a
paciência, deveria bater um prego na cerca dos fundos da casa.
No primeiro dia, o garoto havia
pregado 37 pregos na cerca. Porém, a cada dia, o número ia decrescendo. O
menino descobriu que era mais fácil controlar seu gênio do que pregar pregos na
cerca. Finalmente, chegou o dia em que o garoto não mais perdeu o controle
sobre o seu gênio.
Ele contou isso ao seu pai, que
lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por dia, para dominar o seu gênio. Os
dias foram passando, até que, finalmente, o garoto pôde contar a seu pai que
não havia mais pregos a serem retirados. O pai pegou o garoto pela mão e o
levou até a cerca, dizendo:
- Você fez bem, garoto, mas dê
uma olhada na cerca. Ela nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas irado,
elas deixam uma cicatriz como esta. Você pode esfaquear um homem e retirar a
faca em seguida, e não importa quantas vezes você diga que sente muito, a
ferida continuará ali.
Uma ferida verbal e tão mal
quando uma física. Tenha isso em mente antes de se irar contra alguém.
Autoria do texto desconhecida.
-
Depois da leitura, utilizem o martelo, os pregos e um pedaço de madeira para
exemplificar o ensinamento do pai.
-
Em seguida, organizem os alunos em círculo e mostrem uma caixa com várias
situações sobre domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações,
hábitos etc.
Falem
que a caixa vai passar de mão em mão; cada aluno vai retirar uma palavra,
mostrar para a turma e falar de uma situação que aconteceu com ele.
-
Depois, para concluir, enfatizem a necessidade de controle, disciplina e que
isto deve ser um exercício constante.
Sugestão
para a conclusão do trimestre
Apresento
como sugestão 02 dinâmicas, escolha 01 delas para fazer a conclusão do
trimestre:
1
- Dinâmica: A Bagagem
Objetivo:
Refletir sobre a importância
da frutificação espiritual na vida cristã.
Material:
Texto “A Bagagem”(postado
abaixo)
01 mala pequena
01 mala grande
01 malinha bem pequena de
plástico, que você encontra nas lojas de aniversário, tipo essa do lado.
Palavras digitadas: Amizade,
Amor, Raiva, Incompreensão, Medo, Pessimismo, Desânimo, Sorriso, Outro Sorriso,
Mais Outro Sorriso, Felicidade, Tristeza, Paciência, Esperança, coragem,
Entusiasmo, Equilíbrio, Responsabilidade, Tolerância, Bom humor, Preocupação.
Também digitem as 09 partes
do Fruto do Espírito Santo (Gl 5.22) e as 16 obras da Carne(Gl 5.19 a 21).
Procedimento:
1 - Antes da aula: Coloquem
todas estas palavras dentro da mala grande, pregadas com fita adesiva para
facilitar a procura das palavras. Com um clips junte as 09 partes do Fruto do
Espírito e com outro as 16 obras da carne e coloquem dentro da mala.
2 - Durante a aula: Escolham
uma pessoa para ler o texto “A Bagagem” e outra para realizar as ações
apontadas no texto. As orientações em negrito e itálico são minhas, não fazem
parte do texto original.
Texto
de Reflexão “A Bagagem”
Quando sua vida começa, você tem apenas
uma mala pequenina na mão. (neste momento mostre a mala pequena).
À medida
em que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas
coisas que você recolhe pelo caminho, porque pensa que é importante. (Peguem a
mala grande)
A um
determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas
coisas. Pesa demais (andar como se mala realmente estivesse pesada).Então você
pode escolher:
Ficar
sentado à beira do caminho (se possível se sentar), esperando que alguém o
ajude, o que é difícil. Pois todos que passarem por ali já terão sua própria
bagagem. Você pode ficar a vida inteira esperando, até que seus dias acabem.
Ou
você pode aliviar o peso, esvaziando a mala. Mas o que tirar? Você começa
tirando tudo para fora, e vendo o que tem dentro… Amizade… Amor… Nossa! Tem
bastante! E curioso, não pesa nada!(comecem a tirar as palavras à medida que
forem mencionadas).
Mas
tem algo pesado. Você faz força para tirar. É a raiva, como ela pesa.
Aí
você começa a tirar, tirar e aparecem à incompreensão, o medo, o pessimismo.
Nesse
momento, o desânimo quase te leva para dentro da mala. Mas você puxa-o para
fora com toda a força, e aparece um sorriso, que estava sufocada no fundo de
sua bagagem.
Pula
para fora outro sorriso e mais outro sorriso, e ai sai à felicidade.
Você
coloca as mãos dentro da mala de novo e tira pra fora a tristeza.
Agora,
você vai ter que procurar a paciência dentro da mala, pois você vai precisar
bastante…
Então
procurem o resto, esperança coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade,
tolerância, bom humor. (As 09 partes do Fruto do Espírito, ao retirar leia cada
uma).
Tira
a preocupação também, e deixa de lado. Depois você pensa o que fazer com ela… (
as 16 obras da carne, ao retirar leia
cada uma).
Bem, sua bagagem está pronta para
ser arrumada de novo! Mas pensa bem o que você vai colocar lá dentro!
Agora
é com você… E não se esqueça de fazer isso mais vezes… Pois o caminho é Muito,
muito longo.
Autoria do texto
desconhecida.
3 – Agora, sugiram aos
alunos para que “arrumem a mala”, colocando as palavras que merecem estar no
nosso caminhar na vida cristã, enfatizem a importância das 09 partes do Fruto
do Espírito.
4 – Para concluir, entreguem
para cada aluno, 01 malinha bem pequena de plástico com o versículo de Mateus
11. 28 a 30.
Por Sulamita Macedo.
2
- Dinâmica: Que tipo de vaso és?
Objetivo:
Refletir sobre vasos de honra e desonra.
Material:
02 vasos de barro do mesmo
tamanho e forma
02 tipos de sementes
Versículos digitados sobre
as obras da carne e o fruto do Espírito.
Procedimento:
- Apresentem para os alunos
os 02 vasos.
- Falem: Eles são iguais, no
tamanho, na forma e no material.
- Perguntem: Mas, o que pode
diferenciar estes dois vasos?
- Passem os dois vasos para
os alunos observarem qual o conteúdo deles.
Os alunos vão encontrar
sementes.
- Falem: O apóstolo Paulo
menciona vasos de honra e desonra, numa analogia ao tipo de atitude dos crentes
e dos mestres.
- Depois, leiam II Tm 2.20 e
21:
“Ora, numa grande casa não
somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para
honra, outros, porém, para desonra.
De sorte que, se alguém se
purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do
Senhor, e preparado para toda a boa obra”.
- Falem: Se o vaso
representa a vida de uma pessoa, qual o resultado da germinação destas
sementes?
- Pequem um vaso, afastem as
sementes e aparecerá um pequeno papel contento os versículos de Gl 5. 19 a 21.
Leiam os versículos:
“Porque as obras da carne
são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas,
dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas
semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que
os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”.
- Pequem o outro vaso,
afastem as sementes e aparecerá um pequeno papel contento os versículos de Gl
5. 22. Leia o versículo:
“Mas o fruto do Espírito é:
amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão,
temperança”.
- Observaram a diferença
entre um vaso de honra e de desonra. O vaso de sua vida está cheio de qual tipo
de sementes?
- Para finalizar, leiam:
“Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra”(I Ts
4.4).
Por Sulamita Macedo.
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