Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da Bíblia
Lição 03: Usando
a Sutileza a Favor do Meu Povo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Usando a Sutileza a Favor do Meu Povo.
- Falem: Nesta lição, vamos
estudar sobre a atitude de uma adolescente por nome Miriã, irmã de Moisés.
- Depois, apliquem a dinâmica “Uma adolescente muito esperta”.
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Uma adolescente muito esperta
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a atitude corajosa de Miriã, irmã de Moisés.
Material:
01 cartolina
01 pincel atômico
Procedimento:
- Dividam a turma em 02
grupos.
- Falem: Vocês conhecem a
história do personagem bíblico Moisés. Agora, vocês vão recontá-la, da seguinte
forma:
A partir da frase inicial
“Miriã era irmã de Moisés....” vocês vão falar o restante da história.
O grupo que vai falar a 1ª
frase é o número 01, depois segue o 02, e assim sucessivamente até que não haja
mais informações para acrescentar.
As informações não podem ser
repetidas e devem dar encadeamento a história.
- Depois, quando não houver
nada mais a acrescentar, leiam o texto para a turma, observando a coesão
textual e se há alguma ideia a ser corrigida.
- Em seguida, conversem sobre
a atitude esperta de Miriã para cuidar do seu irmão Moisés.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário