Jovens: O
Sermão do Monte - A justiça sob a ótica de Jesus
Lição 04: Jesus e Sua interpretação da Lei
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Jesus
e Sua interpretação da Lei.
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Utilizem
a dinâmica “O Mandamento do Amor”,
quando vocês falarem sobre o amor ao próximo, inclusive aos inimigos.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Mandamento do Amor
Objetivo:
Refletir sobre o amor a Deus e ao próximo.
Material:
01
relação dos 10 mandamentos(Ex 20:3-17) e recorte cada um
Palavras
digitadas: Amor, Deus, Próximo
01
coração de tamanho médio (vermelho) feito de cartolina ou EVA
01
coração pequeno para cada aluno
01
quadro branco ou outro tipo
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Distribuam
os 10 mandamentos(Ex 20:3-17) separados para 10 alunos.
-
Peçam para que os alunos apontem quais os mandamentos que se referem ao amor a
Deus e ao próximo.
-
Dividam o quadro em 02 colunas, numa escreva AMOR A DEUS, na outra AMOR AO
PRÓXIMO.
Peçam
para que os alunos fixem, com fita adesiva, o mandamento na coluna que ele
escolher.
Espera-se
que o resultado seja este: os 05 primeiros fazem referência ao amor a Deus e 05
últimos ao próximo.
Não
terás outros deuses diante de mim.
Não
farás para ti imagem de escultura
Não
te encurvarás a elas nem as servirás;
Não
tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão
Lembra-te
do dia do sábado, para o santificar.
Honra
a teu pai e a tua mãe
Não
matarás.
Não
adulterarás.
Não
furtarás.
Não
dirás falso testemunho contra o teu próximo.
Não
cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o
seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma
do teu próximo.
-
Depois, solicitem leiam Marcos 12: 30 e 31 e falem que este é o resumo dos
mandamentos: Amar a Deus e ao próximo, conforme as palavras de Jesus.
“Amarás,
pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo
o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E
o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há
outro mandamento maior do que estes”.
-
Coloquem em seguida um coração no alto do quadro e fixem a palavra AMOR.
-
Perguntem: A quem amamos?
Aguardem
as respostas, que deverão ser variadas como: A Deus, aos pais, irmãos, amigos
etc., mas que se resumem em: a Deus e ao Próximo.
-
Então, coloquem as palavras DEUS e PRÓXIMO, logo abaixo da palavra AMOR.
-
Falem que o AMOR é o que nos motiva a servir a Deus, obedecê-lo e ter atitudes de
amor ao próximo.
-
Falem que o que fazemos para o próximo é uma evidência do nosso amor a Deus.
Leiam
I Jo 3:17-18
“Quem,
pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas
entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de
palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade”.
-
Entreguem um coração pequeno para cada aluno e peçam para que eles troquem
entre si o coração, simbolizando o amor que deve haver entre eles e ao próximo.
Por
Sulamita Macedo.
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