Juvenis – Currículo do Ano 3: tema: Jesus e o reino de Deus
Lição 04:
Como se deu o Ministério de Jesus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Como se deu o Ministério de
Jesus.
- Escrevam no quadro ou numa cartolina:
Ministério de Jesus: Terreno e Messiânico.
Dessa forma, vocês estão destacando que há dois tipos de
ministério. Depois, vocês trabalham cada um deles.
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Com
a mão na massa”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Com a
Mão na Massa
Objetivos:
Refletir sobre o chamado e o serviço do cristão.
Realizar autoavaliação do chamado e serviço que o
cristão está realizando.
Material:
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Entreguem a metade da folha de papel ofício para
cada aluno.
- Solicitem para que façam o desenho de uma de suas
mãos, contornando-a com a caneta.
- Falem que a mão representa “trabalho, serviço,
ação, atividade”.
- Peçam para que os alunos escrevam:
Dentro da mão: Aquilo que estão realizando na obra
do Senhor.
Fora da mão: Aquilo que não estão executando, mas
que desejam realizar.
- Leiam ou cantem com os alunos a 1ª estrofe do
hino da Harpa Cristã no. 394:
“Quem sua mão ao arado já pôs, constante precisa
ser; o sol declina e, logo após, vai escurecer. Avante, em Cristo pensando, em
oração vigiando, com gozo e amor trabalhando, p’ra teu Senhor”.
- Leiam ainda:
I Co 4.2 e Sl 100.02.
- Para concluir, façam uma oração pelos alunos
apresentando o desejo de cada aluno em servir na obra do Mestre e que sejam capacitados
pelo Espírito Santo.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário