Adolescentes – Currículo do Ano 1: Adolescentes da Bíblia
Lição 05: Ouvi
o Teu Chamado
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Ouvi o teu chamado.
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o chamado de Samuel.
-
Contem a história de Samuel quando ele foi chamado por Deus.
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Samuel,
Samuel”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Samuel, Samuel
Objetivo:
Contextualizar o chamado de Samuel para a vida dos alunos.
Material:
Não
é necessário
Procedimento:
-
Após o relato da história de Samuel quando foi chamado por Deus, escolham um
aluno da classe para representar o personagem Samuel.
-
Orientem para que ele fique de costas para os colegas e um pouco longe deles.
Peçam
para que um aluno chame: Samuel, Samuel! O aluno “Samuel” escuta e procura
reconhecer de quem é a voz.
Este
procedimento deve ocorrer com pelo menos uns 03 alunos chamando Samuel, depois
vocês trocam o aluno “Samuel” também.
-
Quando o aluno “Samuel” reconhecer a voz deve falar: Fala, fulano(nome do
colega) que eu te escuto.
Se
ele não reconhecer a voz, outro aluno deve chamá-lo.
-
Depois, conversem com os alunos sobre:
O que estão escutando?
Obedecem
a estas vozes?
De
quem são estas vozes, merecem ser atendidas e obedecidas?
De
que forma estão atendendo seus pais quando eles lhes chamam?
-
Falem: O menino Samuel quando foi chamado pela primeira vez por Deus pensou que
fosse o sacerdote Eli e prontamente foi saber o que ele queria. Demonstrando
obediência e que estava atento. Assim também, vocês devem se comportar e
observar se podem ou não atender aos chamados, conforme o ensinamento bíblico e
a orientação dos seus pais.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário