Tenho observado que há vários blogs com conteúdo
copiados deste blog, mas seus organizadores estão esquecendo de colocar a
fonte: atitudedeaprendiz.blogspot.com
Adultos: O
Caráter do Cristão - Moldado pela Palavra de Deus e provado como ouro
Lição 03: Melquisedeque, o Rei da Justiça
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Melquisedeque, o Rei da Justiça.
- Perguntem: O que conhecemos
da história de Melquisedeque?
Deixem
que os alunos relatem, mas com uma condição: a informação que um aluno falar
não poderá ser repetida por outro colega. Isto promoverá mais atenção e o
relato da história não tomará muito tempo.
-
Trabalhem o conteúdo da lição, oportunizando a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Entrando
no Tabernáculo!”
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: Entrando no Tabernáculo!
Objetivo: Estudar
sobre o sacerdócio de Jesus, que através de sua obra redentora nos dá acesso ao
santuário.
Material:
A
Bíblia
01
figura do Tabernáculo
Palavras
digitadas:
O
Pátio – Corpo
O
Lugar Santo – Alma
O
Santo dos Santos – Espírito
01
cartolina
01
tubo de cola
0bservação:
organizem um cartaz utilizando a cartolina e as palavras digitadas.
Procedimento:
1 -
Após a explanação da lição sobre o tabernáculo, falem: Nós somos comparados a
um Tabernáculo(mostrem a figura do tabernáculo).
-
Leiam, 2 Coríntios 5:1:
“Porque
sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de
Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus”.
-
Falem: Então, o que pode representar as partes do Tabernáculo em relação ao
corpo humano?
Para
melhor compreensão, apresentem o cartaz:
O
Pátio – parte externa: representa nosso corpo
O
Lugar Santo – parte interna: representa a alma
O
Santo dos Santos – parte mais interna: representa o Espírito
-
Falem: Somos Tabernáculo de Deus, pois temos o Espírito Santo que habita e está
em nós e gozamos da comunhão e presença do Senhor. Para termos este privilégio,
nós entramos pela porta que é Jesus.
-
Leiam: João 10:9:
“Eu
sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e
achará pastagens”.
2 -
Peçam para que os alunos formem 01 círculo.
3 -
Falem: Vamos dar um passo a frente, simbolizando nossa entrada pela porta no
Tabernáculo – lugar de adoração ao Senhor.
4 -
Falem: Este círculo representa nosso estado ou situação dentro do Tabernáculo.
Podemos estar no Pátio, no Lugar Santo ou no Santo dos Santos.
5 –
Para entrar no Pátio: este é o segundo passo(todos devem dar um passo para
frente)
-
Falem:
É
lugar de adoração a Deus com santidade, separado do mundo.
Havia
o Altar do Holocausto: Jesus ofereceu o sacrifício único, perfeito e completo, morrendo
por nós, perdoando nossos pecados.
Havia
também a Pia de Bronze: representa a limpeza de ação e pensamentos.
-
Agora, realizem uma leitura do salmo 15:
“SENHOR,
quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele
que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele
que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum
opróbrio contra o seu próximo;
A
cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele
que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele
que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem
faz isto nunca será abalado”.
6 -
Para chegar no Lugar Santo: é necessário o terceiro passo((todos devem dar um
passo para frente)
-
Falem:
Nele
lugar, encontramos o Castiçal de Ouro: representa Jesus, a luz do mundo.
Leiam
João 8:12:
“Falou-lhes,
pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará
em trevas, mas terá a luz da vida”.
-
Já andamos na luz que é Jesus. Temos o Espírito Santo que habita em nós, aqui
simbolizado pelo azeite que alimentava a chama do castiçal.
Leiam
Ef 5.18b:“...Enchei-vos do Espírito”.
-
Falem: Havia também uma mesa com os Pães da Proposição, que nos remete a
Cristo, o pão da vida. Precisamos nos alimentar diariamente de sua Palavra.
Leiam
João 6:48: “Eu sou o pão da vida”.
-
Falem: Havia o Altar do Incenso – lugar de oração e adoração ao Senhor. Devemos
fazer o que está escrito no salmo 141.2: “Suba a minha oração perante a tua
face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da
tarde”.
7 -
Finalmente para chegar no Santos dos Santos – é o quarto passo((todos devem dar
um passo para frente)
Nele
havia a Arca da Aliança, que simbolizava a presença de Deus. Este lugar era
específico para o sumo sacerdote, que entrava 01 vez ao ano.
Mas,
hoje entramos no santuário através da obra redentora de Jesus. O Véu que
separava a entrada foi rasgado.
-
Leiam Hebreus 10:19-23:
“Tendo,
pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo
e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo
um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração,
em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o
corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança;
porque fiel é o que prometeu.”
-
Para concluir, falem: Devemos desejar a presença de Deus no Santo dos Santos.
Começando primeiro pelo pátio, depois pelo Lugar Santo e por fim no Santo dos
Santos - lugar de comunhão na presença do Senhor.
Por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
O Processo Comunicativo na EBD
Para
que o processo de comunicação ocorra de forma satisfatória, o emissor da
mensagem deve utilizar um código linguístico e uma linguagem que o receptor
entenda. Caso contrário, não haverá o
ato comunicativo, além da possiblidade de haver ruídos e barreiras no canal da
comunicação, sendo, pois, necessário que haja feedback.
Há
várias palavras neste parágrafo que certamente podem não ser conhecidas e para
que haja comunicação é necessário entendê-las, havendo então compreensão
daquilo que desejo transmitir para vocês.
Emissor?
Receptor? Mensagem? Canal da comunicação? Ruídos e barreiras? Código
linguístico? Feedback? Estes são os elementos da comunicação. Todo ato
comunicativo é composto por estes elementos, mas é lógico que a gente se
comunica sem pensar diferenciando cada um deles.
Emissor
é aquele que emite a mensagem.
Receptor
é aquele a quem se destina a mensagem.
Mensagem
é a informação, o conteúdo que se quer transmitir.
Código
é a forma como se organiza a mensagem, por exemplo, língua escrita ou falada,
gestos. Deve ser conhecido pelo emissor
e receptor.
Canal
da comunicação é o meio pelo qual a mensagem é transmitida, por exemplo, a voz,
figuras, música.
Ruídos
e barreiras são elementos que dificultam a comunicação, por exemplo, emissor
fala muito baixo, há muito barulho no ambiente.
Feedback
se refere a observação do emissor aos sinais de compreensão ou não de sua
mensagem por parte do receptor.
Aqui
neste texto, como a proposta é fazer com que o professor pense como melhorar o
processo de comunicação da Palavra de Deus nas aulas da EBD e para efeito
didático de demonstração, foi detalhada cada parte deste conjunto.
Então,
partindo dessa situação, vejam como ficaria todos os elementos da comunicação
tomando como base este texto: Eu(Sulamita – emissora), escrevo para
vocês(receptores) passando esta informação(mensagem), utilizando a tela do
computador e o blog(canal), utilizando a Língua Portuguesa escrita(código).
Ruídos e barreiras? Espero que não haja. Feedback só será conhecido se vocês me
retornarem opinando sobre a compreensão do texto.
É
importante que o professor da EBD tenha conhecimento de como se processa a
comunicação, para que ele possa comunicar a mensagem da Palavra de Deus de
forma eficaz, utilizando uma linguagem que seja compreensiva a todos os alunos.
Se você utilizar algum vocábulo menos conhecido, imediatamente fale outra
palavra mais simples e que tenha o mesmo significado da anterior. Saber o
significado das palavras menos usuais que aparecem na lição é também
importante.
Sabemos
que nas classes da EBD há uma diversidade enorme entre os alunos quanto à
formação escolar, podemos ter um analfabeto, outro que lê com dificuldade e
outros que tiveram oportunidade de progredir nos estudos, chegando até ao curso
superior ou de pós-graduação. Os níveis de linguagem nesta situação vão variar,
pois dizem respeito a fala e escrita que é específica de cada usuário da
língua, pois dependem do grau de estudo, hábitos de leitura e escrita. Mas, o
professor deve utilizar uma linguagem que comunique e que todos entendam,
independentemente desta variação citada acima.
É
muito comum os alunos reclamarem que não estão escutando bem seus professores,
pois há interferência de outras vozes dos demais docentes, provocada por vários
motivos: proximidade das classes, muitas salas dentro do templo, professores
que falam alto. Estes são os ruídos da comunicação que podem interferir
negativamente no entendimento da mensagem. O que fazer para solucionar este
problema? O bom senso e a criatividade devem prevalecer! Diminuir a quantidade
de classes dentro do templo, utilizar outros espaços da igreja para outras
salas, os professores que falam muito alto devem ser orientados a falar mais
baixo, além de lembrá-los de que quando estão ensinando não há necessidade de falar
demasiadamente alto e com eloquência e entonação de voz como se estivesse
pregando.
Como
fazer o feedback? O professor durante a aula deve observar os sinais de
compreensão ou não da mensagem(o conteúdo da aula), através da expressão facial
e corporal dos alunos, testando o canal
da comunicação, para identificar se estão entendendo o assunto, fazendo
perguntas sobre o assunto e expressões como: “Estão entendendo?” e “Alguma
dúvida?”.
Enfim,
para que haja aprendizagem nas aulas da EBD, a mensagem deve ser transmitida de
forma que os alunos a compreendam, contextualizada com as características
daquela classe, buscando a participação dos alunos e observação atenta do
professor para minimizar falhas na comunicação.
Por Sulamita Macedo.
4 comentários:
Deus abençoe você grandemente, minha professora. Obrigado
Louvo a Deus por sua vida, estou começando agora a ensinar EBD, é minha primeira experiência e tenho encontrado aqui grande ajuda, pois sou aprendiz, tenho aprendido mt e cada palavra, sugestoes e dinamicas tem sido um aprendizado mt maravilhoso pra mim, pois antes de ensinar precisamos aprender. Obrigado que o Senhor abençoe grandemente a sua vida, pois atraves de vc mts outras pessoas tem sido abençoadas.
Kleber Trindade, muito obrigada pela visita ao blog e por considerar-me sua professora. Volte sempre.
Maria Jania, muito obrigada pela visita ao blog. Seja muito bem-vinda ao grupo de professores da EBD. Fico feliz ao saber que aqui você tem encontrado a ajuda que precisa. Você está no caminho certo - ter atitude de aprendiz. Parabéns! Volte sempre.
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