Pré-adolescentes – Currículo do Ano 1: Pré-Adolescência, que fase é essa?
Lição 04: Conhecendo
Minha Personalidade
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para
tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Conhecendo
Minha Personalidade.
- Depois, façam a diferença
entre personalidade e caráter.
- Falem que a personalidade
define o temperamento. Há 04 tipos de temperamentos: Sanquíneo, Colérico,
Melancólico e Fleumático.
Coloquem estes nomes no quadro
ou cartolina.
-
Em seguida, leiam a seguinte história:
“Os
quatro temperamentos foram amarrados dentro de um saco. Depois de tanta luta
conseguiram sair. O primeiro foi o colérico cheio de ira, querendo saber quem
tinha feito isso com ele (todo cheio de razão), o segundo foi o melancólico
todo cabisbaixo achando que o culpado de todos estarem presos era ele (sempre
se culpando), logo atrás vem o sanguíneo todo serelepe, cantando e dançando
dando graças a Deus por estar solto (super feliz), e por último o fleumático
que quando saiu, logo viu o saco no chão e pensou com ele mesmo: “Por que não?
Ajeitou o saco e dormiu”(autoria desconhecida).
- Falem:
Aqui neste pequeno texto, há características dos 04 tipos de temperamentos. Em
qual deles você se encaixa? Qual o seu temperamento?
-
Depois, trabalhem as características dos 04 tipos de temperamentos contidos na
lição do mestre, na página 29 e trabalhem as características com os alunos.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para finalizar, utilizem a dinâmica “Convivência”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Convivência
Objetivo:
Refletir sobre o que as características de temperamento têm dificultado ou
promovido nos relacionamentos.
Material: Para
cada aluno
½
folha de papel ofício
Lápis
grafite
01
borracha
Procedimento:
-
Distribuam ½ folha de papel oficio para cada aluno.
-
Solicitem para que eles escrevam características pessoais de temperamento, o
que de gosta de fazer, tipo de comida preferida, manias, hora que acorda e
dorme etc.
-
Com os alunos em círculo, peçam para que falem sobre o que escreveu.
-
Depois, falem:
Vocês
observaram que todos aqui são diferentes?
O
que isto tem dificultado para que você e as outras pessoas com quem você se
relaciona(família, amigos etc) convivam bem?
Então,
como conviver bem em meio a tão grande diversidade de características?
Aguardem
as respostas.
Enfatizem
que deve haver respeito, compreensão, limites, domínio próprio para que a nossa
comunhão com quem convivemos seja efetiva, através de bons relacionamentos.
O
que pode ser modificado ou aprimorado nas características de cada temperamento
para que haja melhoria nos relacionamentos familiares?
-
Solicitem para que os alunos apaguem aquelas características que tem provocado
situações conflitivas.
- Falem:
observaram que as marca da palavra permaneceu?
Há
características que não podemos retirar, mas que podem ser melhoradas. Orientem
que escrevam outras ações que possibilitem a modificação daquilo que não está
legal.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Muito bom vou fazer em aula
Muito obrigada pela visita ao blog. Faça bom proveito!
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