Jovens: O
Sermão do Monte - A justiça sob a ótica de Jesus
Lição 03: A Lei e a Justiça no Reino
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para
tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: A
Lei e a Justiça no Reino.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!”
- Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Faça o que eu digo, mas não faça o que eu
faço!
Objetivo:
Refletir sobre a incoerência entre ensinar algo e agir de forma diferente.
Material:
Digitar
a expressão “Faça o que eu digo” para a metade da turma
Digitar
a expressão “mas, não faça o que eu faço” para a metade da turma
Procedimento:
-
Dividam a turma em dois grupos, utilizando a seguinte técnica:
Observem
inicialmente a quantidade de alunos.
Para a metade da turma,
entreguem a expressão “Faça o que eu digo”; para a outra metade, a expressão
“mas, não faça o que eu faço”.
Depois,
peçam para que os alunos formem duplas, observando o que precisa completar na
frase que cada um recebeu, por exemplo:
Quem
recebeu
“Faça o que eu digo” deve procurar alguém que tenha a expressão “mas, não faça
o que eu faço”.
Quem
recebeu “mas,
não faça o que eu faço” deve procurar alguém que tenha a expressão “Faça o que
eu digo”.
-
Formadas as duplas, peçam para os alunos discutirem sobre:
Qual
o ponto de vista deles com relação a frase: Faça o que eu digo, mas não faça o
que eu faço!
Qual
a confiança que há numa pessoa que procede dessa forma?
-
Em seguida, abram uma discussão com a turma sobre as questões discutidas por
eles nas duplas, observando as falas dos alunos.
-
Para concluir, falem que nesta lição vamos estudar sobre o ensinamento e a
prática devem ser coerentes.
Por
Sulamita Macedo.
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