Adultos: A Razão da nossa fé – Assim cremos, assim
vivemos
Lição 02: O
único Deus verdadeiro e a criação
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam
estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: O único Deus verdadeiro e a criação.
-
Apresentem o que defende a declaração de fé da Assembleia de Deus:
“Em
um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora
distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito
Santo; Criador do Universo, de todas as coisas que há nos céus e na terra,
visíveis e invisíveis, e, de maneira especial, os seres humanos, por .um ato sobrenatural
e imediato, e não por um processo evolutivo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29; Gn 1.1;
2.7; Hb 11.3 e Ap 4.11);”
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais
- Para concluir, utilizem a
dinâmica “Fui criado por Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva
aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
Fui criado por Deus
Objetivo:
Refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da criação de Deus.
Material:
½ folha de papel ofício
01 lápis grafite
Procedimento:
- Escolham um aluno e peçam
para que ele permaneça diante da turma.
- Distribuam ½ folha de papel
ofício para cada aluno e 01 lápis grafite.
- Peçam para que eles desenhem
o colega, observando os detalhes, procurando ser o mais fiel possível ao que
estão vendo. Eles devem desenhar em 1 minuto.
- Depois, recolham os desenhos
e fixem no quadro.
- Observem os desenhos e
deixem que os alunos analisem o resultado.
Alguém conseguiu no desenho se
aproximar da realidade, isto é, reproduzir o colega? Por quê?
Observem as respostas.
Por mais que haja na turma
alguém que desenhe bem, sempre haverá diferenças e o resultado não copia com
exatidão os traços do colega.
Percebemos como é difícil
desenhar. Imaginem fazer o primeiro ser
humano!
- Agora, falem: Olhem para
seus colegas. Observem as características dos colegas, são diferentes mesmo
tendo os mesmos membros, olhos, boca, nariz, orelhas etc.
- Depois, enfatizem: Só Deus
tem poder para criar com tanta perfeição e diferentes características entre as
pessoas. Nem mesmo os gêmeos univitelinos são iguais. E as impressões digitais?
Não há um ser humano que tenha impressão digital igual ao de outra pessoa.
- Perguntem: Afinal, somos
produtos da criação de Deus ou da evolução?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, peçam para
que os alunos repitam: Fui criado por Deus!
Por Sulamita Macedo.
11 comentários:
Muito bom...gostei dessa...obrigada amada irmã. Deus continue lhe usando e abençoando sua vida,família e ministério.
Cris Sousa.AD área 63. São Luís - Ma
Cris Souza, muito obrigada pela visita ao blog e pelo comentário. Faça bom proveito e volte sempre!
Renne.
Parabéns! Sulamita pelo bom trabalho
Que tens prestado ao Reino de Deus
Paz. Sempre visito seu cantinho..pois suas dinâmicas e dicas...são ótimas.. Deus te abençoe sempre. Abraços.
Eu quem acabou de postar..
Diva Loureiro
Renne, muito obrigada pela visita ao blog. Que bom que gostou das sugestões aqui divulgadas. Faça bom proveito e volte sempre!
Diva Loureiro, muito obrigada pela visita constante ao blog. Fico feliz ao saber que considera ótimas as sugestões deste blog. Faça bom proveito e volte sempre!
Parabéns querida irmã! Que o Senhor continue te usando!
Sou fã de suas dinâmicas pois sei que são inspiradas pelo Espírito Santo! Sempre utilizo em minha classe de Senhoras e elas gostam bastante!
Sonia Cristina, muito obrigada pela visita ao blog e pelo reconhecimento deste trabalho. Faça bom proveito e volte sempre.
Ana Paula, muito obrigada pela visita ao blog. Fico feliz ao saber que utiliza as sugestões deste blog na classe de senhoras e que elas gostam. Volte sempre!
Postar um comentário