Adultos: A
Supremacia de Cristo – Fé, Esperança e Ânimo na Carta aos Hebreus
Lição 05: Cristo é superior a Arão e à ordem
levítica
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Cristo é superior a Arão e à ordem levítica.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Entrando
no Tabernáculo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica: Entrando no Tabernáculo!
Objetivo: Estudar
a obra redentora de Jesus, que é superior à dos sacrifícios levíticos.
Material:
Bíblia
01
figura do Tabernáculo
01
cartolina
01
tubo de cola
Palavras
digitadas:
O
Pátio – Corpo
O
Lugar Santo – Alma
O
Santo dos Santos – Espírito
0bservação:
organizem um cartaz utilizando a cartolina e as palavras digitadas.
Procedimento:
1
- Falem: Nós somos comparados a um Tabernáculo(mostrem a figura do
tabernáculo).
-
Leiam, 2 Coríntios 5:1:
“Porque
sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de
Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus”.
-
Falem: Então, o que pode representar as partes do Tabernáculo em relação ao
corpo humano?
Para
melhor compreensão, apresentem o cartaz:
O
Pátio – parte externa: representa nosso corpo
O
Lugar Santo – parte interna: representa a alma
O
Santo dos Santos – parte mais interna: representa o Espírito
-
Falem: Somos Tabernáculo de Deus, pois temos o Espírito Santo que habita e está
em nós e gozamos da comunhão e presença do Senhor. Para termos este privilégio,
nós entramos pela porta que é Jesus.
-
Leiam: João 10:9:
“Eu
sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e
achará pastagens”.
2
- Peçam para que os alunos formem 01 círculo.
3
- Falem: Vamos dar um passo a frente, simbolizando nossa entrada pela porta no
Tabernáculo – lugar de adoração ao Senhor.
4
- Falem: Este círculo representa nosso estado ou situação dentro do
Tabernáculo. Podemos estar no Pátio, no Lugar Santo ou no Santo dos Santos.
5
– Para entrar no Pátio: este é o segundo passo(todos devem dar um passo para
frente)
-
Falem:
É
lugar de adoração a Deus com santidade, separado do mundo.
Havia
o Altar do Holocausto: Jesus ofereceu o sacrifício único, perfeito e completo,
morrendo por nós, perdoando nossos pecados.
Havia
também a Pia de Bronze: representa a limpeza de ação e pensamentos.
-
Agora, realizem uma leitura do salmo 15:
“SENHOR,
quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
Aquele
que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
Aquele
que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum
opróbrio contra o seu próximo;
A
cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele
que jura com dano seu, e contudo não muda.
Aquele
que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem
faz isto nunca será abalado”.
6
- Para chegar no Lugar Santo: é necessário o terceiro passo((todos devem dar um
passo para frente)
-
Falem:
Nele
lugar, encontramos o Castiçal de Ouro: representa Jesus, a luz do mundo.
Leiam
João 8:12:
“Falou-lhes,
pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará
em trevas, mas terá a luz da vida”.
-
Já andamos na luz que é Jesus. Temos o Espírito Santo que habita em nós, aqui
simbolizado pelo azeite que alimentava a chama do castiçal.
Leiam
Ef 5.18b:“...Enchei-vos do Espírito”.
-
Falem: Havia também uma mesa com os Pães da Proposição, que nos remete a
Cristo, o pão da vida. Precisamos nos alimentar diariamente de sua Palavra.
Leiam
João 6:48: “Eu sou o pão da vida”.
-
Falem: Havia o Altar do Incenso – lugar de oração e adoração ao Senhor. Devemos
fazer o que está escrito no salmo 141.2: “Suba a minha oração perante a tua
face como incenso, e seja o levantar das minhas mãos como o sacrifício da
tarde”.
7
- Finalmente para chegar no Santos dos Santos – é o quarto passo((todos devem
dar um passo para frente)
Nele
havia a Arca da Aliança, que simbolizava a presença de Deus. Este lugar era
específico para o sumo sacerdote, que entrava 01 vez ao ano.
Mas,
hoje entramos no santuário através da obra redentora de Jesus. O Véu que
separava a entrada foi rasgado.
-
Leiam Hebreus 10:19-23:
“Tendo,
pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo
novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E
tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
Cheguemo-nos
com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados
da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
Retenhamos
firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.”
-
Para concluir, falem: Devemos desejar a presença de Deus no Santo dos Santos.
Começando primeiro pelo pátio, depois pelo Lugar Santo e por fim no Santo dos
Santos - lugar de comunhão na presença do Senhor. Isto só é possível pela obra
redentora de Jesus, o sumo sacerdote perfeito.
Por
Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Inclusão
na Escola Bíblica Dominical
A
Educação Inclusiva está fundamentada no direito ao acesso a escola para todos e
no respeito às diferenças. O olhar para o aluno com deficiência deve ser de um
sujeito capaz de responder as exigências do meio de acordo com as condições que
lhe são oferecidas e com a maneira particular que lhe é específica.
O evangelho anunciado por Jesus era
inclusivo. Jesus demonstrou amor pelos portadores de deficiência, curando-os,
pregando a salvação e ensinando os valores do reino. A igreja precisa divulgar o evangelho para
todos, incluindo os deficientes, cumprindo o ide de Jesus: “E disse-lhes: Ide
por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”(Marcos 16:15 – grifo nosso).
A
inclusão de pessoas portadoras de deficiência pode e deve ser praticada nas
classes de Escola Dominical. Que
atitudes devem ser observadas para a inclusão do aluno com deficiência na EBD?
Observe estes itens:
-
Não rejeitar o aluno com deficiência;
-
Acolher e integrar o aluno, procurando socializa-lo com os demais colegas;
-
Falar para os alunos que nós somos diferentes um dos outros e falar sobre mais
uma diferença – a deficiência;
-
Não se desesperar ao tomar conhecimento de que há na classe um aluno com
deficiência;
-
Fala com a família do aluno com deficiência sobre o comportamento dele, como
reagir em situações inesperadas e aprendizagem;
-
Procurar ajuda com quem já possui experiência nesta área;
-
Ler sobre a deficiência do aluno e como ele aprende;
-
Não ficar preso ao diagnóstico, a deficiência, ao problema;
-
Entender que o aluno com deficiência intelectual aprende de forma diferente,
mas aprende;
-
Observar como o aluno aprende e fazer as intervenções, adaptando as atividades
da aula;
-
Organizar o planejamento de aula, com atividades para todos os alunos,
inclusive para o portador de necessidade educativa especial.
Atentem
agora para as atitudes que não podem ser aceitas por parte do professor,
coordenador etc.:
-
Rejeitar o aluno;
-
Aceitar o aluno e fazer de conta que ele é invisível;
-
Deixar que os outros alunos coloquem apelidos ou fazer imitações relacionadas a
deficiência;
-
Superproteger o aluno com deficiência;
-
Não planejar atividades para o tipo de deficiência;
-
Falar que o aluno deficiente não aprende, que ele não sabe.
Um
aluno com deficiência física aprende como outro aluno sem deficiência, se ele
não tiver comprometimento mental. A dificuldade do aluno será certamente a
locomoção e a coordenação motora. Para melhor atender ao cadeirante é
importante que a acessibilidade esteja adequada, para que não haja barreiras
arquitetônicas que dificultem ou impeçam seu acesso às dependências da igreja.
Caso
o aluno tenha deficiência intelectual, ele também aprenderá da forma que lhe é
possível. Conteúdo abstrato é um fator de dificuldade para quem tem
comprometimento cognitivo. O professor deve exemplificar o assunto com
situações do cotidiano para favorecer a compreensão.
O
aluno com deficiência auditiva se comunica com gestos ou Libras(Língua
Brasileira de Sinais) ou pela leitura
labial do interlocutor. Se ele for oralizado, o professor deverá falar de
frente para o aluno e articular bem as palavras.
O
aluno com deficiência visual total ou parcial requer do professor o cuidado de
detalhar o conteúdo e falar o que está contido nos recursos visuais, como mapa,
cartaz, filme etc. O ideal seria o uso do Sistema Braille que serve para a
escrita e leitura, uma linguagem em código, aceita mundialmente.
Como
o professor deve agir, caso deseje exibir um filme e em sua classe há portadores
de deficiência auditiva e visual? O
filme requer o uso da visão e da audição, há uma recomendação a ser observada
quanto à presença de alunos com necessidades especiais, no caso dos deficientes
auditivos(surdos) e dos deficientes visuais(cegos), para que eles sejam
incluídos no processo da aula.
Com
alunos surdos na sala, o ideal é escolher filmes legendados, se ele for
alfabetizado na segunda língua(Português). Se for alfabetizado em
Libras(primeira língua), é interessante a presença de um intérprete. Mesmo que
o surdo seja oralizado, fazer uso da leitura labial no filme é quase
impossível, pois os atores não falam de frente para o ouvinte e de forma
pausada.
Com
a presença de alunos cegos ou de baixa visão, fazer um resumo oral ou em
Braille do que vai ser exibido, detalhando imagens mais importantes de forma
que ele entenda.
A
igreja além de evangelizar os deficientes, também deve se organizar para
discipular aqueles que aceitam a Cristo. A Escola Dominical é o espaço ideal
para o ensino da Palavra de Deus, pois o recém-convertido participará de uma
classe específica. Os professores devem estar preparados para receber e ensinar
os alunos que tenham ou não deficiência. Mãos a obra!
Por Sulamita Macedo.
4 comentários:
Que bênção!
confira nosso comentário e subsídios dessa Lição e deixe sua impressão:
https://joasinacio.blogspot.com.br/2018/01/licao-5-cristo-e-superior-arao-e-ordem.html
Joás Inácio, muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom que gostou das postagens do blog. Volte sempre.
Visitarei seu blog.
Uau...que bênção essa postagem....amei.
Philypa Gomes, muito obrigada pela visita ao blog.
Fico feliz ao saber que gostou! Faça bom proveito.
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