Jovens: Seu Reino não Terá Fim - Vida e obra de Jesus segundo o
Evangelho de Mateus
Lição 01:
O Evangelho de Mateus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O
Evangelho de Mateus.
Falem: Vamos estudar neste
trimestre sobre o livro de Mateus.
Depois, comecem a falar das
principais características deste evangelho.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para exemplificar a importância da inclusão de nomes de mulheres na genealogia
de Jesus, utilizem a dinâmica “Inclusão”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Inclusão
Objetivo:
Refletir
sobre a importância da inclusão.
Material(humano): Quantidade de pessoas em número ímpar.
Procedimento:
1
- Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
2
- Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já!
Sobrará sempre uma pessoa.
3
- Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
-
Como você se sentiu por não está formando uma dupla?
-
É ruim não está incluído?
4
- Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como
se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
5
- Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma
quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou
Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.
6
- Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
-
Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
-
Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.
-
Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
7
– Finalizem, enfatizando a importância:
-
Da inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por isso fomos alcançados.
-
Da Igreja agregar, aos já participantes, outros que chegam para integrar o
grupo.
-
De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em
unidade e comunhão.
-
Da inclusão da inclusão de nomes de mulheres na genealogia de Jesus.
8
– Leiam: Jo 3. 16 e At 10.34.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
2 comentários:
Bom dia querida Sullamita.
Desde que conheci seu blog a muitos anos atrás, não há um só domingo de EBD que não passe por aqui para dar uma 'espiadinha' kkk nas novidades pedagógicas para nossa EBD.
Estou cursando pedagogia pois amo a EBD, e acredito que muito tem cooperado para facilitar o entendimento dos meus alunos sobre os assuntos ministrados.
Deus te abençoe ricamente.
Cris, muito obrigada pela visita constante ao blog e pelo comentário.
Fico feliz ao saber que as sugestões têm contribuído para facilitar a compreensão dos temas em estudo.
O conhecimento pedagógico contribui para melhor entendimento de como ministrar as aulas. Parabéns pela escolha do curso.
Postar um comentário