Jovens: Seu Reino não Terá Fim - Vida e obra de Jesus segundo o
Evangelho de Mateus
Lição 08: A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Hosana! Hosana!”.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Hosana! Hosana!
Objetivo:
Estudar sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.
Material:
Equipamento
para exibir um filme
04
perguntas escritas em papéis separados
Observação:
vejam as perguntas no procedimento
Procedimento:
-
Apresentem a parte de um filme sobre a entrada de Jesus em Jerusalém. Vocês
podem encontrar no Youtube.
-
Após a exibição desse episódio, dividam a turma em 04 grupos e entreguem para
eles uma das 4 perguntas abaixo, isto é, para cada grupo 01 pergunta.
Por
que Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho?
O
que representa a entrada de Jesus em Jerusalém para seu ministério?
A
que se assemelha a forma que Jesus entrou em Jerusalém?
Por
que as pessoas colocaram roupas e galhos de árvore pelo chão quando Jesus
passou?
-
Peçam para que eles pesquisem na lição e respondam em 10 minutos.
-
À medida que cada grupo apresentar, vocês aprofundam o conteúdo referente a
pergunta.
Por
Sulamita Macedo.
2 comentários:
Não tem a resposta das perguntas?��
No conteúdo da lição tem as respostas.
Muito obrigada pela visita ao blog. Volte sempre!
Postar um comentário