Lição
09: Obrigações em Família
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
- Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3
- Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos
ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de
telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box”
dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4
– Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5
– Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado,
associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês
terão bons resultados! Experimentem!
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Obrigações em famílias.
- Para introduzir o estudo, apliquem a
dinâmica “Regra não é brincadeira”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Regra não é brincadeira!
Objetivo:
Enfatizar a necessidade e obediência as regras.
Material:
Procedimento:
- Dividam a turma em dois
grupos.
- Orientem cada grupo para
pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e
explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no
máximo 05 minutos.
- Falem: Agora, cada grupo
deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e se possível fazer
uma demonstração.
- Depois, perguntem:
Havia alguém que fugia das
regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?
Havia também alguém que
queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a
brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?
- Depois, falem que como nas
brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há
necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será
estudado sobre os limites e regras no relacionamento familiar, ou melhor, entre
pais e filhos.
- Depois, leiam Pv
29.15: “É bom corrigir e disciplinar a
criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe
passar vergonha”. (NTLH).
Por Sulamita Macedo.
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