Lição
09: Ética Cristã e Planejamento Familiar
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Ética Cristã e
Planejamento Familiar.
-
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do
aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Atenção! Professores da classe dos novos
convertidos:
Vocês
encontram sugestões para a revista Discipulando do 1o. ao 4o. ciclo, no
marcador "Discipulando", deste blog.
Para
a revista 1 e 2 do Discipulado, vocês encontram no marcador "Subsídio
Pedagógico Discipulado 1" e "Subsídio Pedagógico Discipulado 2",
do currículo antigo. Façam bom proveito!
Dinâmica:
Planejamento familiar
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre planejamento familiar.
Material:
Figuras de menino e menina.
Providenciem quantidade
suficiente, pois vai depender do número de filhos(as) que os alunos têm ou
desejam ter.
01 cartolina
01 tubo de cola
Procedimento:
- Solicitem que cada
aluno(a) pegue a quantidade de figuras de menino ou menina de acordo com o
número de filhos que tem ou deseja ter.
Os alunos devem nomear cada
figura com o nome de cada filho(a). Caso ainda não possuam filhos(as) podem
usar um nome fictício.
- Depois, os alunos devem
colar as figuras dos filhos numa cartolina.
- Falem, apontando para a
cartolina: Vocês já procriaram ou vão procriar, isto é, o casamento pressupõe
nascimento de filhos(as).
- Leiam: “Eis que os filhos
são herança do Senhor e o fruto do ventre, o seu galardão”(Sl 127.3).
- Perguntem:
Vocês ao casar fizeram
planejamento familiar?
Vocês que ainda não casaram
vão fazer planejamento familiar?
Aguardem as respostas.
- Em seguida, falem: É sobre
este tema e suas implicações que vamos estudar na aula de hoje.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Dinâmicas
1
- O que são
Dinâmicas
são recursos metodológicos, que podem ser utilizados no processo do
conhecimento, com ênfase em práticas participativas de aprendizagem.
2 - Para que servem
As dinâmicas possibilitam:
- a
participação dos componentes de forma individual e coletiva.
- a
aplicação e reflexão da teoria com a prática.
- o
aspecto lúdico.
- a
aplicação do conhecimento.
3 - Elementos das dinâmicas
Objetivo:
É
aquilo que se deseja alcançar com a aplicação da dinâmica. O aplicador da
dinâmica deve saber de forma clara o que deseja atingir com esta ferramenta de
aprendizagem.
Materiais:
São recursos que possibilitam a
aplicação da dinâmica, que podem ser variados, desde os mais simples, como
papel, caneta, bexigas etc, como também
Data-show, TV, DVD etc.
Procedimento:
Refere-se aos passos a serem
seguidos, de forma gradual e clara, para que haja uma condução a contento da
dinâmica, atingido os objetivos.
Veja no item “Critérios para
escolha e aplicação de uma dinâmica” outros pontos a ser considerados.
4 – Classificação das dinâmicas
As dinâmicas são classificadas de
acordo com os objetivos a que se destinam, podendo ser de:
Apresentação:
São aquelas que possibilitam a apresentação dos componentes do grupo, de forma
variada e lúdica, promovendo socialização.
Quebra-gelo:
Referem-se a momentos de quebra de seriedade, ambiente frio e impessoal,
desfazendo as tensões e promovendo a descontração.
Integração/Inclusão:
Estas dinâmicas trabalham a interação, a sociabilidade entre as pessoas do
grupo, objetivando a participação e inclusão dos participantes.
Autoconhecimento:
São aquelas que possibilitam ao participante o conhecimento de si mesmo.
Cooperação/Resolução
de conflitos: Estas objetivam a solução de problemas através da cooperação
entre os participantes.
Pedagógicas:
Estas dinâmicas são específicas para a aplicação de temas pedagógicos, com
objetivo de introduzir, revisar ou solidificar um assunto.
Religiosas/evangélicas/litúrgicas:
São aquelas que proporcionam o estudo e vivências práticas sobre temas
bíblicos.
Avaliativas:
Referem-se a dinâmicas cujo propósito é realizar a avaliação, quer seja do
indivíduo, do grupo, de um curso, de uma escola.
Recreativas:
Estas proporcionam momentos divertidos, descontraídos com brincadeiras em
espaço adequado.
5 - Critérios para escolha e aplicação
de uma dinâmica
Local:
O ambiente deve ser adequado para a aplicação da dinâmica, observando a
quantidade de participantes e o objetivo que se quer alcançar. Há dinâmicas que
não precisam de um local reservado, podendo ser aplicadas no local da aula.
Quantidade
de participantes: Ter conhecimento prévio do número de participantes é
recomendável para que haja organização de espaço, tempo e material.
Tipo
de participante: É importante saber a faixa etária, tipo de grupo etc. Nem toda
dinâmica serve para todos os tipos de pessoas ou grupos. O aplicador deve
adaptar a dinâmica para o tipo de participante que estará envolvido na
atividade, observando também a situação e vivência do grupo.
Tempo
de aplicação: É interessante que o aplicador saiba o tempo de duração da
dinâmica, para que possa aplicá-la de forma gradual e controlar o tempo
disponível.
Relação
entre o Tema a ser desenvolvido e a dinâmica: Aplicar uma dinâmica requer que
haja relação entre o assunto e a atividade, do contrário é trabalhar de forma
inadequada e descontextualizada. Observar a adequação do tema com a dinâmica é
fator de sucesso.
6- Como realizar uma dinâmica com
sucesso
-
Ter uma postura ativa, alegre e acreditar no que está realizando. São fatores
essências ao aplicador, que, por consequência, estimulam os participantes ao
ver o líder motivado.
-
Conhecer o procedimento da dinâmica. Ler e compreender cada etapa são pontos
essenciais, para que não haja atropelos, dificultando o andamento e a conclusão
da atividade.
-
Emitir de forma clara e segura aquilo que o participante deve realizar. As
orientações emitidas devem ser bem entendidas pelos participantes, ao perceber
alguma dificuldade ou ação errada, corrigir imediatamente, falando novamente a
regra. Ser coerente com as etapas da dinâmica é muito importante.
-
Utilizar bem o tempo de aula e da dinâmica. Evitar a seguinte situação:
utilizar a dinâmica “se der tempo” no final da aula; é quase certo que não vai
dar tempo, pois não foi pensada como estratégia para a aula.
-
Destinar tempo no planejamento de aula para aplicação da dinâmica. Utilizar
dinâmica na aula requer análise do momento em que pode ser realizada, ou no
início, ou meio ou no final, dependendo do objetivo a que se propõe.
-
Providenciar Local adequado, para dinâmicas que necessitam de local mais
reservado e de ambientação específica.
-
Preparação do material com antecedência, quando é requerido, observando a
quantidade de participantes e espaço de realização, deixando-o disponível em
local de fácil acesso.
-
Adaptar a dinâmica para o tipo de aluno ou grupo ou situação. Ao ler e escolher
uma dinâmica, é importante observar se há necessidade de adaptações; sendo
assim, analisar as condições dos participantes e reorganizar algumas regras de
acordo com o grupo, idade ou situação são ações requeridas para uma dinâmica
dar certo, não perdendo de vista o objetivo da dinâmica e as etapas de
realização.
- Perguntar se alguém conhece a
dinâmica é um cuidado que o aplicador deve ter. Pois, quando já é conhecida por
alguém, a pessoa já sabe o procedimento e pode incorrer no deslize de revelar
para o grupo o elemento surpresa do desfecho, perdendo assim a finalidade de
sua aplicação. Então, solicitar que esta pessoa não informe para os demais
participantes como a dinâmica é concluída.
Por
fim, resista à tentação de ministrar aulas unilaterais, aplicar uma dinâmica
pode ser uma alternativa para promover aulas participativas, com ênfase na
aprendizagem.
Por Sulamita Macedo.
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